Simulação multiagente de tráfego rodoviário com base em mecanismo de reserva e com ligação a SIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, João Miguel Manuelito
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8242
Resumo: A massiva utilização do transporte rodoviário nos centros urbanos tem levado a um crescente congestionamento das vias, afectando milhares de pessoas no seu bem-estar e qualidade de vida. As intersecções são zonas potencialmente problemáticas e associadas ao congestionamento rodoviário. O mecanismo de reserva em intersecções de STONE & DRESNER (2004) surge como uma solução para a atenuação desses problemas. O objectivo consiste em maximizar a eficiência do movimento dos veículos utilizando o mínimo de infra-estrutura centralizada, através de um mecanismo de reserva de espaço e tempo (timeslots). Tendo em vista a validação e verificação desse mecanismo em condições mais realistas de simulação, este trabalho realiza uma replicação do modelo de STONE & DRESNER em NetLogo, acrescentando-lhe condições de simulação mais flexíveis de configurar e condições de circulação rodoviária mais realistas do que as originalmente propostas. Para tal recorre-se à utilização de traçados rodoviários específicos através de Sistemas de Informação Geográficos e de um algoritmo mais realista de car-following. Os resultados obtidos diferem, em alguns aspectos, dos resultados do modelo original, mas em geral confirmam que o mecanismo de reserva permite reduzir substancialmente os efeitos do congestionamento.
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