Ligação entre os aeroportos da Portela e do Montijo com recurso a estruturas flutuantes (Estudo de Viabilidade)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14239 |
Resumo: | Projeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transportes |
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Ligação entre os aeroportos da Portela e do Montijo com recurso a estruturas flutuantes (Estudo de Viabilidade)Aeroporto do MontijoAeroporto da PortelaEstruturas flutuantesTravessias do TejoTúneis submersosComboio automáticoMontijo AirportPortela AirportFloating structuresTagus crossingsSubmerged tunnelsAutomatic trainProjeto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Vias de Comunicação e TransportesO presente documento enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM), o qual tem por objetivo a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na especialidade de Vias de Comunicação e Transportes. Com o presente tema, “Ligação entre os Aeroportos da Portela e do Montijo” pretende-se avaliar a viabilidade de uma nova ligação entre estas duas infraestruturas aeroportuárias, envolvendo a utilização de estruturas flutuantes a instalar no rio Tejo. Na referida infraestrutura será igualmente avaliada a sua utilização por veículos guiados, sem condutor, do tipo dos já existentes em exploração, nomeadamente nos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle em Paris. O tipo de veículos proposto, com uma lotação da ordem dos 50 a 60 passageiros por cabine possibilitará a formação de composições de maior ou menor dimensão, devidamente ajustada à procura ao longo dos diferentes períodos horários (ou sazonais), permitindo assim a racionalização dos custos, tanto em termos de energéticos como da sua manutenção. O conceito proposto para esta nova ligação assenta num serviço direto entre as duas infraestruturas aeroportuárias, suportado na existência de 2 estações em cada uma das extremidades, sendo que cada uma destas deverá considerar plataformas distintas, para possibilitar a movimentação de passageiros em trânsito e igualmente a de outros utilizadores que apenas pretendam efetuar a ligação entre as duas estações. Complementarmente pretende-se igualmente, numa ótica de expansão, avaliar um eventual prolongamento desta infraestrutura ao cais de embarque fluvial do Montijo, bem como da sua compatibilização com intenções de rearranjo da rede de transportes públicos por parte da Câmara Municipal de Lisboa. Com a criação desta nova ligação, pretende-se também uma maior complementaridade entre as infraestruturas existentes, bem como reduzir a pressão sobre as infraestruturas rodoviárias existentes, em particular a ponte Vasco da Gama e correspondentes acessos, os quais atualmente já apresentam situações de congestionamento.This document falls within the scope of the Final Master's Work (TFM), which aims to obtain a master's degree in Civil Engineering, in the specialty of Communication and Transport Routes. With this theme, “Connection between Portela and Montijo Airports”, we intend to evaluate the feasibility of a new connection between these two airport infrastructures, involving the use of floating structures to be installed on the Tagus River. This infrastructure will also be evaluated for use by guided vehicles, without a driver, of the type already in operation, namely at the airports of Orly and Charles de Gaulle in Paris. The type of vehicles proposed, with a capacity of 50 to 60 passengers per cabin, will enable the formation of larger or smaller trainsets, duly adjusted to the demand over the different hourly (or seasonal) periods, thus allowing the rationalization of costs , both in terms of energy sources and their maintenance. The concept proposed for this new connection is based on a direct service between the two airport infrastructures, supported by the existence of 2 stations at each end, each of which must consider different platforms, to enable the movement of passengers in transit and also the other users who just want to connect between the two stations. Complementarily, it is also intended, in an expansion perspective, to evaluate a possible extension of this infrastructure to the river loading dock of Montijo, as well as its compatibility with intentions of rearrangement of the public transport network by the Lisbon City Council. With the creation of this new connection, it is also intended to provide greater complementarity between the existing infrastructures, as well as to reduce the pressure on the existing road infrastructures, in particular the Vasco da Gama Bridge and corresponding accesses, which currently already present congestion situations.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMartins, Armando do CarmoRCIPLAfricano, Pedro José Remiz Pereira2022-02-03T14:04:36Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14239TID:202926850porAFRICANO, Pedro José Remiz Pereira – Ligação entre os aeroportos da Portela e do Montijo com recurso a estruturas flutuantes (Estudo de Viabilidade). Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:04.943426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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