Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, António José Robalo dos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13040
Resumo: Mestrado em Gestão/M.B.A.
id RCAP_3ebd95068e76de479ad39c55d81c2b2a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveisSubcontrataçãoGestão de frotasEstratégiaValorAliançasOutsourcingFleet managementStrategyValueAlliancesMestrado em Gestão/M.B.A.É geralmente aceite que foi o impacto do Rochester Quake (como Mylot III designou o frenesim que se seguiu ao anúncio do mega negócio que consistiu na subcontratão da gestão de dados, micro­ computadores e redes de cornunicações Eastman Kodak Company de Rochester) que provocou, funda­- mentalrnente devido à dirnensão e notoriedade desta, a explosão da utilização do outsourcing. A partir do anúncio deste negócio, de rnilhões de dólares, outros se lhe seguiram, em inúmeras outras organizações públicas e privadas, de montantes cada vez maiores, em rnuitos casos de vários biliões de dólares. 0 recurso ao outsourcing passou a constituir uma constante entre as maiores organizações, designadamente as empre-­ sariais, em todo o mundo, tornando-se cada vez mais uma políltica habitual nos mais diversos sectores das economias, e ern crescente niunero de tipos diferenciados de actividades e serviços . Com o presente estudo pretende-se, para alem de uma análise do próprio fenómeno em si mesmo, relacio-­ nado com principios, ideias e teorias (algumas de projecção ainda recerrte), corn que se tern cruzado no contexto da sua inserção na vida das organizações, verificar o que, a seu respeito, se passa em Portugal, no momenta presente. Para uma abordagern mais consistente, considerou-se, para além de um tratamento do tema em termos genéricos, o caso específico do outsourcing na gestão de frotas de viaturas automóveis.It is generally accepted that it was the impact of the Rochester Quake (as Mylot m designated the upset that followed the announcement of the mega deal that consisted on the subcontracting of the management micro computer data and communication networks of Eastman Kodak Company of Rochester) that lead, mainly due to the size and notableness of the company, to the outburst of the use of outsourcing. After the announcement of this multimillion dollar deal, several others followed, in many other public and private companies, of increasing values, in many uses reaclling several billion dollars. The resource to out­ sourcing became a standard policy among the major organisations, namely in enterprises, across the world inevery sector of the economy and in a growing number of diverse activities and services. With this essay, besides the study of the phenomenon in itself. related to principles, ideas and theories (some of which quite recent) with which it has crossed inthe context of its insercion in the lifes of the or­ ganisations, it is intended to analyse what happened recently in Portugal regarding this phenomenon. For a more solid and consistent approach, besides a general and theoretical analysis of the theme, the sp cific case of fleet management was considered.Neves, João Carvalho dasRepositório da Universidade de LisboaSantos, António José Robalo dos2017-01-25T12:09:00Z1996-101996-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13040porSantos, António José Robalo dos (1996). " Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:05.209280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
title Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
spellingShingle Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
Santos, António José Robalo dos
Subcontratação
Gestão de frotas
Estratégia
Valor
Alianças
Outsourcing
Fleet management
Strategy
Value
Alliances
title_short Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
title_full Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
title_fullStr Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
title_full_unstemmed Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
title_sort Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis
author Santos, António José Robalo dos
author_facet Santos, António José Robalo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, João Carvalho das
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, António José Robalo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Subcontratação
Gestão de frotas
Estratégia
Valor
Alianças
Outsourcing
Fleet management
Strategy
Value
Alliances
topic Subcontratação
Gestão de frotas
Estratégia
Valor
Alianças
Outsourcing
Fleet management
Strategy
Value
Alliances
description Mestrado em Gestão/M.B.A.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-10
1996-10-01T00:00:00Z
2017-01-25T12:09:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13040
url http://hdl.handle.net/10400.5/13040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, António José Robalo dos (1996). " Outsourcing: moda ou instrumento de criação de valor? O caso específico da gestão de frotas de veículos automóveis. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131077432836096