Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Luís Filipe Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69894
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_3ef6f3aa7663b10919a0f99f7afdd592
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagemSelf-directed learning within the Maker Movement: a case study on the topic image acquisition and treatmentAprendizagem autodirigidaEnsinoMetodologiaParticipaçãoLearningMethodologyParticipationSelf-directedTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaA temática do presente relatório assenta na valorização do ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação, em consonância com a participação ativa dos alunos. O foco principal é indagar o desenvolvimento de competências de criatividade e exploração no processo de aprendizagem, ao introduzir ferramentas de aprendizagem autodirigida e regulação para a resolução de problemas. Surge desta forma o presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho, que ocorreu num determinado Agrupamento de Escolas, especificamente em uma Escola Secundária em Braga. O projeto teve como público-alvo uma turma do décimo ano do Ensino Profissional, do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, onde a disciplina em questão era Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O tempo lecionado na escola referenciada anteriormente, correspondeu ao segundo período do ano letivo 2019/2020, sendo que a intenção era diligenciar o tópico Aquisição e Tratamento de Imagem. O propósito desta intervenção era a implementação e aplicação de metodologias direcionadas para o Movimento Maker, onde os alunos adquirem conhecimentos e competências através de práticas pedagógicas centradas na individualidade do aluno, averiguando o progresso de aprendizagens adquiridas e postura resultante dos alunos face às técnicas aplicadas de contexto de Independência e proatividade.The theme of this report is based on valuing the teaching of Information and Communication Technologies, in line with active participation of students. The main focus is to investigate the development of creativity and exploration skills in the learning process, by introducing self-directed learning and regulation tools for problem solving. This is how the present study emerges, developed within the scope of the Master in Informatics Teaching at the University of Minho, which took place at a specific School Group, specifically at one Secondary School in Braga. The target audience of the project was a class from the tenth year of Professional Education, from the Electronics, Automation and Command Technician course, where the subject in question was Information and Computer Technologies (ICT). The time taught at the school referred to earlier, corresponded to the second period of the academic year 2019/2020, the purpose being to address the topic of Image Acquisition and Treatment. The purpose of this intervention was the implementation and application of methodologies directed to the Maker Movement, where students acquire knowledge and skills through pedagogical practices centered on the individuality of the student, verifying the progress of acquired learning and the resulting posture of the students in face of the applied techniques of context of independence and proactivity.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoMatos, Luís Filipe Gonçalves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69894por202543390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:17.495185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
Self-directed learning within the Maker Movement: a case study on the topic image acquisition and treatment
title Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
spellingShingle Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
Matos, Luís Filipe Gonçalves
Aprendizagem autodirigida
Ensino
Metodologia
Participação
Learning
Methodology
Participation
Self-directed
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
title_full Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
title_fullStr Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
title_full_unstemmed Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
title_sort Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
author Matos, Luís Filipe Gonçalves
author_facet Matos, Luís Filipe Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Luís Filipe Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autodirigida
Ensino
Metodologia
Participação
Learning
Methodology
Participation
Self-directed
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem autodirigida
Ensino
Metodologia
Participação
Learning
Methodology
Participation
Self-directed
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69894
url http://hdl.handle.net/1822/69894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202543390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132834768617472