Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69894 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
id |
RCAP_3ef6f3aa7663b10919a0f99f7afdd592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagemSelf-directed learning within the Maker Movement: a case study on the topic image acquisition and treatmentAprendizagem autodirigidaEnsinoMetodologiaParticipaçãoLearningMethodologyParticipationSelf-directedTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaA temática do presente relatório assenta na valorização do ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação, em consonância com a participação ativa dos alunos. O foco principal é indagar o desenvolvimento de competências de criatividade e exploração no processo de aprendizagem, ao introduzir ferramentas de aprendizagem autodirigida e regulação para a resolução de problemas. Surge desta forma o presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho, que ocorreu num determinado Agrupamento de Escolas, especificamente em uma Escola Secundária em Braga. O projeto teve como público-alvo uma turma do décimo ano do Ensino Profissional, do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, onde a disciplina em questão era Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O tempo lecionado na escola referenciada anteriormente, correspondeu ao segundo período do ano letivo 2019/2020, sendo que a intenção era diligenciar o tópico Aquisição e Tratamento de Imagem. O propósito desta intervenção era a implementação e aplicação de metodologias direcionadas para o Movimento Maker, onde os alunos adquirem conhecimentos e competências através de práticas pedagógicas centradas na individualidade do aluno, averiguando o progresso de aprendizagens adquiridas e postura resultante dos alunos face às técnicas aplicadas de contexto de Independência e proatividade.The theme of this report is based on valuing the teaching of Information and Communication Technologies, in line with active participation of students. The main focus is to investigate the development of creativity and exploration skills in the learning process, by introducing self-directed learning and regulation tools for problem solving. This is how the present study emerges, developed within the scope of the Master in Informatics Teaching at the University of Minho, which took place at a specific School Group, specifically at one Secondary School in Braga. The target audience of the project was a class from the tenth year of Professional Education, from the Electronics, Automation and Command Technician course, where the subject in question was Information and Computer Technologies (ICT). The time taught at the school referred to earlier, corresponded to the second period of the academic year 2019/2020, the purpose being to address the topic of Image Acquisition and Treatment. The purpose of this intervention was the implementation and application of methodologies directed to the Maker Movement, where students acquire knowledge and skills through pedagogical practices centered on the individuality of the student, verifying the progress of acquired learning and the resulting posture of the students in face of the applied techniques of context of independence and proactivity.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoMatos, Luís Filipe Gonçalves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69894por202543390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:17.495185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem Self-directed learning within the Maker Movement: a case study on the topic image acquisition and treatment |
title |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
spellingShingle |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem Matos, Luís Filipe Gonçalves Aprendizagem autodirigida Ensino Metodologia Participação Learning Methodology Participation Self-directed Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
title_full |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
title_fullStr |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
title_sort |
Aprendizagem autodirigida enquadrada no Movimento Maker: um estudo de caso relativo ao tópico aquisição e tratamento de imagem |
author |
Matos, Luís Filipe Gonçalves |
author_facet |
Matos, Luís Filipe Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Lia Raquel Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Luís Filipe Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem autodirigida Ensino Metodologia Participação Learning Methodology Participation Self-directed Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem autodirigida Ensino Metodologia Participação Learning Methodology Participation Self-directed Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69894 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202543390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132834768617472 |