Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49722 |
Resumo: | A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo. |
id |
RCAP_3f202befe6209029138997e35f9410e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linearEvaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebraÁlgebra linearEnsino superiorAvaliaçãoLinear algebraHigher educationEvaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.The concern with the promotion of meaningful learning in linear algebra was the basis of a teaching intervention that essentially aimed at analysing the impact on students’ learning of a teaching centred on the exploration of errors and difficulties. In line with this perspective, the evaluation included the reformulation of the group work and the revision of the mini-tests, in order to encourage students to identify and become aware of their mistakes and to develop skills to correct them and overcome the difficulties. This text describes this formative component and portrays the students' opinions about the process.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoBarros, PaulaFernandes, José AntónioAraújo, C. Mendes2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49722porBarros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 21-25.1138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.10.2379http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2379info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:47.560082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear Evaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebra |
title |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
spellingShingle |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear Barros, Paula Álgebra linear Ensino superior Avaliação Linear algebra Higher education Evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
title_full |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
title_fullStr |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
title_full_unstemmed |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
title_sort |
Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear |
author |
Barros, Paula |
author_facet |
Barros, Paula Fernandes, José António Araújo, C. Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Araújo, C. Mendes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Paula Fernandes, José António Araújo, C. Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra linear Ensino superior Avaliação Linear algebra Higher education Evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Álgebra linear Ensino superior Avaliação Linear algebra Higher education Evaluation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49722 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 21-25. 1138-1663 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.10.2379 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132417994260480 |