Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, José António, Araújo, C. Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49722
Resumo: A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.
id RCAP_3f202befe6209029138997e35f9410e0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linearEvaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebraÁlgebra linearEnsino superiorAvaliaçãoLinear algebraHigher educationEvaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.The concern with the promotion of meaningful learning in linear algebra was the basis of a teaching intervention that essentially aimed at analysing the impact on students’ learning of a teaching centred on the exploration of errors and difficulties. In line with this perspective, the evaluation included the reformulation of the group work and the revision of the mini-tests, in order to encourage students to identify and become aware of their mistakes and to develop skills to correct them and overcome the difficulties. This text describes this formative component and portrays the students' opinions about the process.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoBarros, PaulaFernandes, José AntónioAraújo, C. Mendes2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49722porBarros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 21-25.1138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.10.2379http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2379info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:47.560082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Evaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebra
title Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
spellingShingle Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Barros, Paula
Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
Linear algebra
Higher education
Evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_full Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_fullStr Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_full_unstemmed Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_sort Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
author Barros, Paula
author_facet Barros, Paula
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
author_role author
author2 Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Paula
Fernandes, José António
Araújo, C. Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
Linear algebra
Higher education
Evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
Linear algebra
Higher education
Evaluation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49722
url http://hdl.handle.net/1822/49722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, P. M., Fernandes, J. A., & Araújo, C. M. (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(10), 21-25.
1138-1663
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.10.2379
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132417994260480