As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casimiro, David Luís
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15763
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_3f3c0964d998b0f28707cde9dd5864e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricularLógicasDinâmicasGestãoLiderançaAutonomiaFlexibilidadeLogicsDynamicsManagementLeadershipAutonomyFlexibilityDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalA presente dissertação situa-se na temática abrangente da melhoria das escolas enquanto organizações, concentrando-se, essencialmente, na estrutura diretiva, mais concretamente no Diretor do Agrupamento. Como órgão unipessoal de gestão e liderança, o exercício do cargo exige do mesmo, um delineamento de lógicas e consequente implementação de dinâmicas no seio da organização em prol do sucesso escolar, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). A reflexão sobre estas alterações e as implicações ao nível da ação do Diretor levou-nos a olhar para a implementação do PAFC como eixo condutor do presente trabalho de investigação. Recorremos ao estudo de caso de três Agrupamentos no sentido de situar, capacitar e mobilizar lógicas e consequentes dinâmicas em conjugação com os Coordenadores do projeto a fim de melhor constatar as medidas e as melhorias daí obtidas. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo, fruto da interpelação do trabalho de três Diretores escolares e equipa do PAFC, em concelhos da área metropolitana de Lisboa, através de uma entrevista semiestruturada e da consulta dos documentos emanados pelos Agrupamentos em estudo. Para melhor enquadrar o Projeto, entrevistámos ainda dois titulares de cargos públicos. A análise dos dados recolhidos evidencia a importância da formulação de lógicas aliadas a uma liderança partilhada com os seus pares, proporcionando progressos significativos na obtenção do sucesso dos alunos e bem-estar coletivo. Perspetivamos que as conclusões deste trabalho possam contribuir para um melhor entendimento de boas práticas na implementação do PAFC, valorizando o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre os docentes e em prol do sucesso dos alunos.The present dissertation pertains to the more widening issue of school improvement as organisations, focusing on leadership, namely, the Head teacher. As a unipersonal management and leadership entity, the exercise of the post demands the pre planning of logics and implementation of dynamics amongst the organisation with the aim of improving student outcomes when it comes to autonomy and curricula flexibility project (PAFC). Reflecting on the implications and changes at a director level, we were led towards the implementation of PAFC as the leading axis of the present research. We used a study pertaining to three schools, so we could place, capacitate, and mobilise logics and consequent dynamics together with project coordinators to better understand changes and outcomes. This is a qualitative and interpretative study, born out of the interpolation of the work developed by three Head teachers and the PAFC team, in parishes of the Lisbon metropolitan area in Portugal. Data analysis evidenced the importance of logic formulation associated with a peer-shared leadership, which allows significant progress when it comes to collective well being and student outcomes. To sum up, the conclusions arising from this research may contribute to a better understanding of the implementation of the PAFC when it comes to good practises, highlighting the collaborative and interdisciplinary work amongst teachers, on behalf of improved student outcomes. Key-Words: Logics, Dynamics, Management, Leadership, Autonomy and FlexibilityLeite, TeresaRCIPLCasimiro, David Luís2023-03-07T09:39:23Z2022-12-212022-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15763TID:203186907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:22.812628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
title As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
spellingShingle As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
Casimiro, David Luís
Lógicas
Dinâmicas
Gestão
Liderança
Autonomia
Flexibilidade
Logics
Dynamics
Management
Leadership
Autonomy
Flexibility
title_short As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
title_full As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
title_fullStr As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
title_full_unstemmed As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
title_sort As lógicas e dinâmicas de ação do diretor na definição e implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular
author Casimiro, David Luís
author_facet Casimiro, David Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Casimiro, David Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Lógicas
Dinâmicas
Gestão
Liderança
Autonomia
Flexibilidade
Logics
Dynamics
Management
Leadership
Autonomy
Flexibility
topic Lógicas
Dinâmicas
Gestão
Liderança
Autonomia
Flexibilidade
Logics
Dynamics
Management
Leadership
Autonomy
Flexibility
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2022-12-21T00:00:00Z
2023-03-07T09:39:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15763
TID:203186907
url http://hdl.handle.net/10400.21/15763
identifier_str_mv TID:203186907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506137227264