Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Diana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morgado, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6935
Resumo: Este artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.
id RCAP_3f5d6e1ed5556af4d4b0e223d6bb8a5d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCampEducação abertaMOOCEnvolvimentoComunidades de aprendizagemOpen educationInvolvementLearning communityBootCampEste artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.This communication intends to analyze the impact of the first days online of the participants in open and massive contexts - Open Online Courses and Massive (MOOCs). The first contact with the MOOC begins with a specific Environment Module (Boot Camp) developed according to the specific pedagogical model for these courses (the European model sMOOC). By forming non-formal learning experiences and taking place in open and massive settings, their characteristics and dynamics pose new challenges, different from the existents in formal online courses. The present study sought to address the following research questions: - What are the characteristics that the Boot Camp should adopt in MOOCs? - Will the Boot Camp be able to function as a catalyst for the success of MOOCs? In this study case, the data were collected through the following instruments: a) application of a questionnaire to the participants; B) conducting an interview; C) analysis of the interactions developed by participants during the first week, that is, the period during which the course platforms were set. After analysing the collected data and statistical treatment it was possible to conclude that the designed Boot Camp was well accepted by the participants, who considered it a key piece, in motivational terms and as an involvement element in the course, thus ensuring its continuity and permanence in this MOOC. In addition to these factors, their contribution was also considered as the starting point for the creation of communities of practice in the MOOC. In addition to these values, digital inclusion and familiarization with the dynamics of the MOOC and the promotion of codes of conduct and online coexistence were also identified as essential.LE@DProjeto ECO: 621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actionsUniversidad Coruna/Universidade MinhoRepositório AbertoMorais, DianaMorgado, Lina2018-01-22T13:37:55Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6935porMorais, Diana; Morgado, Lina - Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp. "Revista de Estudos y Investigación en Psicologia y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663. Vol. extr., nº 13 (2017), p. 139- 1431138-1663https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:26Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:15.712668Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
title Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
spellingShingle Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
Morais, Diana
Educação aberta
MOOC
Envolvimento
Comunidades de aprendizagem
Open education
Involvement
Learning community
BootCamp
title_short Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
title_full Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
title_fullStr Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
title_full_unstemmed Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
title_sort Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp
author Morais, Diana
author_facet Morais, Diana
Morgado, Lina
author_role author
author2 Morgado, Lina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Diana
Morgado, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação aberta
MOOC
Envolvimento
Comunidades de aprendizagem
Open education
Involvement
Learning community
BootCamp
topic Educação aberta
MOOC
Envolvimento
Comunidades de aprendizagem
Open education
Involvement
Learning community
BootCamp
description Este artigo analisa o impacto da vivência dos primeiros dias online pelos participantes em contextos abertos e massivos - Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). O primeiro contacto com o MOOC inicia-se através dum módulo de ambientação específico desenvolvido de acordo com o modelo pedagógico específico para estes cursos (o modelo europeu sMOOC). Constituindo-se como uma experiência de aprendizagem não-formal e decorrendo em cenários abertos e massivos, as suas características e dinâmicas colocam desafios aos seus designers distintos dos cursos online formais. O estudo que agora se apresenta procurou dar resposta às seguintes questões de investigação: Quais as características que um Módulo de Ambientação deve adotar nos MOOCs? Será o Módulo de Ambientação capaz de funcionar como um catalisador para o sucesso dos MOOCs? Tratando-se dum estudo de caso, os dados foram recolhidos através dos seguintes instrumentos: a) aplicação de um questionário aos participantes; b) realização de uma entrevista; c) análise das interações desenvolvidas pelos participantes ao longo da primeira semana, ou seja, o período em que decorreu a ambientação nas plataformas do curso. Após a análise dos dados recolhidos e tratamento estatístico foi possível concluir que o Módulo de Ambientação concebido foi bem aceite pelos participantes, que o consideraram uma peça-chave, em termos motivacionais e elemento de envolvimento no curso garantindo assim, a sua continuidade e permanência neste MOOC. Além desses fatores foi ainda considerado o seu contributo como ponto de partida para a criação de comunidades de prática no MOOC bem como a sua identificação como ingrediente essencial para a inclusão digital e familiarização com a dinâmica do MOOC e a promoção de códigos de conduta e convivência online.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-22T13:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6935
url http://hdl.handle.net/10400.2/6935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Diana; Morgado, Lina - Integração e envolvimento dos participantes em MOOCs: contributo do BootCamp. "Revista de Estudos y Investigación en Psicologia y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663. Vol. extr., nº 13 (2017), p. 139- 143
1138-1663
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Coruna/Universidade Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidad Coruna/Universidade Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135049446064128