Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luis Miguel Pires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11376
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
id RCAP_3f6a4c0fb38e86e1aafcad6ac3a355c5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógicoAvaliação das aprendizagensAvaliação diagonósticaAvaliação sumativaAvaliação formativaPrática de ensino supervisionadaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este, encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira parte debruça-se sobre as questões teóricas relacionadas com a temática em estudo, ou seja, a avaliação das aprendizagens. Aqui, procede-se a uma reflexão sobre o tema tendo por base algumas obras de autores de referência s, procurando compreender a evolução do estudo da avaliação das aprendizagens nos últimos anos. Neste capítulo, serão igualmente definidos os principais tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa) bem como os instrumentos que lhe estão inerentes. Por fim, realizar-se-á uma breve abordagem à legislação portuguesa em vigor, no que diz respeito a estas matérias, nomeadamente, o Decreto-Lei 139/2012 de 05 de Julho. As segunda e terceira partes do relatório incidirão sobre a prática de ensino supervisionada desenrolada na Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica. Aqui serão apresentados alguns dos instrumentos desenvolvidos no âmbito da avaliação das aprendizagens, bem como uma análise dos resultados alcançados pelos alunos às disciplinas de História e de Geografia, respectivamente. Espera-se, com o presente relatório, compreender a importância da utilização de diferentes instrumentos de avaliação no processo de ensino-aprendizagem e de que forma estes contribuem, ou não, para o sucesso escolar dos alunos e para a adopção de melhores estratégias de ensino, por parte do professor.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNAlmeida, Luis Miguel Pires2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11376TID:201047217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:45:51Zoai:run.unl.pt:10362/11376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:15.009574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
title Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
spellingShingle Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
Almeida, Luis Miguel Pires
Avaliação das aprendizagens
Avaliação diagonóstica
Avaliação sumativa
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
title_short Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
title_full Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
title_fullStr Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
title_full_unstemmed Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
title_sort Avaliação das aprendizagens em história e em geografia: uma experiência em estágio pedagógico
author Almeida, Luis Miguel Pires
author_facet Almeida, Luis Miguel Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luis Miguel Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação das aprendizagens
Avaliação diagonóstica
Avaliação sumativa
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
topic Avaliação das aprendizagens
Avaliação diagonóstica
Avaliação sumativa
Avaliação formativa
Prática de ensino supervisionada
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2013-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11376
TID:201047217
url http://hdl.handle.net/10362/11376
identifier_str_mv TID:201047217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137844454752256