O jogo no processo de ensino e aprendizagem da matemática: práticas (motivadoras) de alunos do 7.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Célia Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11525
Resumo: Com esta pesquisa pretende-se investigar a utilização de jogos na aprendizagem da Matemática, através de uma abordagem diferenciada. Definiu-se um grupo com uma turma de alunos motivadores do 7º ano do ensino fundamental, e dois grupos turma do 6ª ano, um destes um grupo experimental, a ser motivado pelos anteriores e o outro, um grupo de controlo, todos matriculados numa escola pública da rede municipal do Município de Autazes. A investigação surge da necessidade de compreensão por parte dos alunos em resolver problemas matemáticos e principalmente pela necessidade de motivar alunos que perderam o gosto pela matemática. Assim sendo, torna-se necessário repensar uma metodologia que resulte em efeitos positivos, e os jogos apresentam-se como uma ferramenta eficaz para minimizar ou até sanar tais dificuldades. Investiga-se a possibilidade de resgate de habilidades em resolver problemas matemáticos a partir da inserção de atividades com jogos, em sala de aula. As atividades realizadas envolveram o recurso a cinco jogos matemáticos: Papa todas de fração, Jogo das Pizzas, Bingo das Quatro Operações, Trimu e Zigue-zague. Os dados analisados mostraram que os jogos têm um potencial motivador para despertar nas crianças e o pensamento matemático, perante o bom desempenho dos sujeitos em situações de jogo. Não é intenção afirmar que os jogos são a melhor estratégia de ensino ou talvez a mais eficaz, o que se pretende dizer é que os jogos didáticos, se bem inseridos em atividades pedagógicas, podem tornar-se uma ferramenta eficaz que pode ser utilizada de forma positiva na construção do saber, ao longo do processo ensino aprendizagem.
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