Um modelo de referência para a gestão escolar: o caso da escola Quinta das Palmeiras da Covilhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2885 |
Resumo: | A estrutura do novo modelo de autonomia, administração e gestão das escolas públicas, nomeadamente, a formação profissional do director/gestor escolar, e as dinâmicas de relação do director/gestor com a comunidade educativa são os vectores principais desta investigação subordinada ao tema: “Um modelo de referência para a Gestão Escolar: O Caso da Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã”. A problemática foi operacionalizada a partir da questão de investigação seguinte: “Os Gestores escolares devem ser portadores de formação específica na dimensão pedagógica e no domínio da gestão técnica da escola?”. O objectivo geral desta investigação é referenciar um modelo de gestão escolar assente na autonomia e na gestão escolar em que o director/gestor tem uma determinada formação académica especializada, ou não, e a importância deste modelo para o sucesso da escola e a qualidade do ensino. Metodologicamente, definiram-se três dimensões de estudo: a formação do director/gestor; as capacidades e competências de decisão; e a gestão estratégica nas escolas. Estas dimensões foram sistematizadas nos dois principais instrumentos de recolha de dados, entrevista ao Presidente do Conselho Executivo e questionário aplicado aos docentes desta mesma instituição, aplicados para fundamentar a formação específica do director/gestor numa escola com autonomia contratualizada (Quinta das Palmeiras da Covilhã). Deste modo, recorreu-se a uma abordagem de investigação mista (qualitativa e quantitativa) com vista a conseguir uma triangulação dos dados obtidos. Pela análise e interpretação dos resultados obtidos, depreende-se que numa escola com autonomia contratualizada, a gestão escolar deve assentar nos pressupostos de um modelo estratégico. Consequentemente, exige-se uma formação específica nas dimensões pedagógica e técnica da gestão da escola, para o exercício das funções de director/gestor, para o desenvolvimento duma escola de sucesso com ensino de qualidade. |
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Um modelo de referência para a gestão escolar: o caso da escola Quinta das Palmeiras da CovilhãGestão escolar - Ensino secundárioReforma escolar - Estudo de casoA estrutura do novo modelo de autonomia, administração e gestão das escolas públicas, nomeadamente, a formação profissional do director/gestor escolar, e as dinâmicas de relação do director/gestor com a comunidade educativa são os vectores principais desta investigação subordinada ao tema: “Um modelo de referência para a Gestão Escolar: O Caso da Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã”. A problemática foi operacionalizada a partir da questão de investigação seguinte: “Os Gestores escolares devem ser portadores de formação específica na dimensão pedagógica e no domínio da gestão técnica da escola?”. O objectivo geral desta investigação é referenciar um modelo de gestão escolar assente na autonomia e na gestão escolar em que o director/gestor tem uma determinada formação académica especializada, ou não, e a importância deste modelo para o sucesso da escola e a qualidade do ensino. Metodologicamente, definiram-se três dimensões de estudo: a formação do director/gestor; as capacidades e competências de decisão; e a gestão estratégica nas escolas. Estas dimensões foram sistematizadas nos dois principais instrumentos de recolha de dados, entrevista ao Presidente do Conselho Executivo e questionário aplicado aos docentes desta mesma instituição, aplicados para fundamentar a formação específica do director/gestor numa escola com autonomia contratualizada (Quinta das Palmeiras da Covilhã). Deste modo, recorreu-se a uma abordagem de investigação mista (qualitativa e quantitativa) com vista a conseguir uma triangulação dos dados obtidos. Pela análise e interpretação dos resultados obtidos, depreende-se que numa escola com autonomia contratualizada, a gestão escolar deve assentar nos pressupostos de um modelo estratégico. Consequentemente, exige-se uma formação específica nas dimensões pedagógica e técnica da gestão da escola, para o exercício das funções de director/gestor, para o desenvolvimento duma escola de sucesso com ensino de qualidade.The structure of the new model of autonomy, administration and management of public schools, particularly vocational training of the school director / school manager, and the dynamic relationship of the director / manager with the educational community are the main vectors of this research related to the theme: " A model of reference for School Management: The case of Quinta das Palmeiras´ School in Covilhã". The problem was operationalised from the question of research: "Must School Managers have a specific training in the field of educational and technical management of school?". The overall aim of this research is pointing to the model of school management based on autonomy and management in which the director / manager has a certain academic educational specialisation, or not, and the importance of this model for success in school and quality of education. Methodologically, three dimensions of study have been defined: formation of the director / manager; capacities and decision-making skills, and strategic management in schools. These dimensions were systematized in the two main instruments for collecting data, by interviewing the President of the Executive Council and by administering a questionnaire to teachers of that institution, applied to support the training specified director / manager in a school with autonomy contractually (Quinta das Palmeiras of Covilhã). Thus, we turned to a joint approach to research (qualitative and quantitative) with the aim of achieving a triangulation of data obtained. With the analysis and interpretation of data, it is clear that in a school with contractually autonomy, school management should be based on the assumptions of a strategic model. It requires a specific training on the dimensions of pedagogic and technical the management of the school, for the duties of director / manager for the development of a school of success with high-quality teaching.Franco, Mário José BaptistauBibliorumBrás, Maria de Lurdes Bernardo2015-01-19T19:10:40Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:28.202352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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