Um modelo de referência para a gestão escolar: o caso da escola Quinta das Palmeiras da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Maria de Lurdes Bernardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2885
Resumo: A estrutura do novo modelo de autonomia, administração e gestão das escolas públicas, nomeadamente, a formação profissional do director/gestor escolar, e as dinâmicas de relação do director/gestor com a comunidade educativa são os vectores principais desta investigação subordinada ao tema: “Um modelo de referência para a Gestão Escolar: O Caso da Escola Quinta das Palmeiras da Covilhã”. A problemática foi operacionalizada a partir da questão de investigação seguinte: “Os Gestores escolares devem ser portadores de formação específica na dimensão pedagógica e no domínio da gestão técnica da escola?”. O objectivo geral desta investigação é referenciar um modelo de gestão escolar assente na autonomia e na gestão escolar em que o director/gestor tem uma determinada formação académica especializada, ou não, e a importância deste modelo para o sucesso da escola e a qualidade do ensino. Metodologicamente, definiram-se três dimensões de estudo: a formação do director/gestor; as capacidades e competências de decisão; e a gestão estratégica nas escolas. Estas dimensões foram sistematizadas nos dois principais instrumentos de recolha de dados, entrevista ao Presidente do Conselho Executivo e questionário aplicado aos docentes desta mesma instituição, aplicados para fundamentar a formação específica do director/gestor numa escola com autonomia contratualizada (Quinta das Palmeiras da Covilhã). Deste modo, recorreu-se a uma abordagem de investigação mista (qualitativa e quantitativa) com vista a conseguir uma triangulação dos dados obtidos. Pela análise e interpretação dos resultados obtidos, depreende-se que numa escola com autonomia contratualizada, a gestão escolar deve assentar nos pressupostos de um modelo estratégico. Consequentemente, exige-se uma formação específica nas dimensões pedagógica e técnica da gestão da escola, para o exercício das funções de director/gestor, para o desenvolvimento duma escola de sucesso com ensino de qualidade.
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