A palavra de António Rosa, música que nos canta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corga, Pedro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39089
Resumo: No presente trabalho, pretendemos descobrir qual a música que se ouve na especificidade da poesia de António Ramos Rosa, poeta de palavras pobres e térreas que visam um contacto físico com o real mais profundo, mais cósmico. Tentar ler o que os seus versos nos cantam foi o passo que inevitavelmente se seguiu. Poesia e música sempre estiveram intimamente ligadas ao longo dos tempos, influenciando-se e tocando-se profundamente. Deste modo, podemos chegar à conclusão de que existem musicalidades inerentes a qualquer acto verbal. Na poesia roseana, estas musicalidades revestem-se de características específicas e servem perfeitamente como veículo da sua mensagem poética acerca do real e do natural, que se encontram impregnados de um erotismo térreo e visceral. A musicalidade inerente às palavras de Ramos Rosa é uma musicalidade que procura incessantemente regressar ao silêncio absoluto e cósmico, que encerra a verdade do real. E é essa essência que a poesia de Ramos Rosa pretende capturar, sempre partindo do coração do real, através de um corpo de palavras animado de um musicalidade fisicamente primitiva, num ritual pleno de desejo e erotismo verbal.
id RCAP_40f328e7da5d2ab23ef7d8b87a3c51a4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A palavra de António Rosa, música que nos cantaPoesiaMúsicaPobreTerraPedraRealNaturalCósmicoSilêncioErotismoCorpoFísicoDesejoFemininoVerdadeNo presente trabalho, pretendemos descobrir qual a música que se ouve na especificidade da poesia de António Ramos Rosa, poeta de palavras pobres e térreas que visam um contacto físico com o real mais profundo, mais cósmico. Tentar ler o que os seus versos nos cantam foi o passo que inevitavelmente se seguiu. Poesia e música sempre estiveram intimamente ligadas ao longo dos tempos, influenciando-se e tocando-se profundamente. Deste modo, podemos chegar à conclusão de que existem musicalidades inerentes a qualquer acto verbal. Na poesia roseana, estas musicalidades revestem-se de características específicas e servem perfeitamente como veículo da sua mensagem poética acerca do real e do natural, que se encontram impregnados de um erotismo térreo e visceral. A musicalidade inerente às palavras de Ramos Rosa é uma musicalidade que procura incessantemente regressar ao silêncio absoluto e cósmico, que encerra a verdade do real. E é essa essência que a poesia de Ramos Rosa pretende capturar, sempre partindo do coração do real, através de um corpo de palavras animado de um musicalidade fisicamente primitiva, num ritual pleno de desejo e erotismo verbal.This text will try to unveil the sounds within the poetry of António Ramos Rosa: poet of simple and earth-bounded words, aspiring to touch the deep, cosmic truth. On attempting to hear the music in his words, we will inevitably establish meaningful relationships between poetry and music – an organic bondage that has existed since the beginning of language. With his words, Ramos Rosa establishes pure links between nature and reality in such a way that can take us back to the primitive and cosmic silence, the primitive and cosmic Truth. Attaining the pure essence of words within the core of completeness is conquered with the simplicity of an erotic ritual of sounds piercing through his poems.UA Editora2023-07-27T07:52:33Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39089por1645-927X10.34624/fb.v0i4.7081Corga, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:23Zoai:ria.ua.pt:10773/39089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:22.628624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A palavra de António Rosa, música que nos canta
title A palavra de António Rosa, música que nos canta
spellingShingle A palavra de António Rosa, música que nos canta
Corga, Pedro
Poesia
Música
Pobre
Terra
Pedra
Real
Natural
Cósmico
Silêncio
Erotismo
Corpo
Físico
Desejo
Feminino
Verdade
title_short A palavra de António Rosa, música que nos canta
title_full A palavra de António Rosa, música que nos canta
title_fullStr A palavra de António Rosa, música que nos canta
title_full_unstemmed A palavra de António Rosa, música que nos canta
title_sort A palavra de António Rosa, música que nos canta
author Corga, Pedro
author_facet Corga, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corga, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia
Música
Pobre
Terra
Pedra
Real
Natural
Cósmico
Silêncio
Erotismo
Corpo
Físico
Desejo
Feminino
Verdade
topic Poesia
Música
Pobre
Terra
Pedra
Real
Natural
Cósmico
Silêncio
Erotismo
Corpo
Físico
Desejo
Feminino
Verdade
description No presente trabalho, pretendemos descobrir qual a música que se ouve na especificidade da poesia de António Ramos Rosa, poeta de palavras pobres e térreas que visam um contacto físico com o real mais profundo, mais cósmico. Tentar ler o que os seus versos nos cantam foi o passo que inevitavelmente se seguiu. Poesia e música sempre estiveram intimamente ligadas ao longo dos tempos, influenciando-se e tocando-se profundamente. Deste modo, podemos chegar à conclusão de que existem musicalidades inerentes a qualquer acto verbal. Na poesia roseana, estas musicalidades revestem-se de características específicas e servem perfeitamente como veículo da sua mensagem poética acerca do real e do natural, que se encontram impregnados de um erotismo térreo e visceral. A musicalidade inerente às palavras de Ramos Rosa é uma musicalidade que procura incessantemente regressar ao silêncio absoluto e cósmico, que encerra a verdade do real. E é essa essência que a poesia de Ramos Rosa pretende capturar, sempre partindo do coração do real, através de um corpo de palavras animado de um musicalidade fisicamente primitiva, num ritual pleno de desejo e erotismo verbal.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006-01-01
2023-07-27T07:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39089
url http://hdl.handle.net/10773/39089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-927X
10.34624/fb.v0i4.7081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137744106029056