A obra de arte como lugar do espetáculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Andreia Peres Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57597
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_40f8ad0b654b1bb2119901b61b8782ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A obra de arte como lugar do espetáculoArtistaEspectadoresProdução artísticaEspaço cénicoArtes visuaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório compreende o estudo realizado e os elementos reunidos num trabalho de ação letiva, desenvolvido no âmbito de uma prática de ensino supervisionada. Esta ação foi realizada na componente de projeto da unidade curricular de Projeto e Tecnologias, com uma turma de 12.º ano da especialização em Realização Plástica do Espetáculo do curso de Produção Artística da Escola Artística António Arroio. No primeiro capítulo, procede-se à descrição detalhada do contexto da escola, da sua oferta educativa, bem como as dinâmicas que lhe são características. Dentro desta contextualização inicial justifica-se a colaboração estabelecida com o Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo para conceção e implementação da Unidade de Trabalho subjacente à ação letiva. O segundo capítulo dedica-se ao aprofundamento teórico do tema, clarificando-se o conceito de espetáculo na sua abrangência como sendo algo de uma natureza e função próprias; algo que parte de um autor e é destinado a um espectador; o encapsulamento de uma ação, além do mero registo, que pode ultrapassar e esbater fronteiras entre tipologias artísticas. Para esta circunscrição teórica do espetáculo, colocam-se ainda em relação os conceitos de “obra de arte”, de “artista e de “espectador”. O terceiro capítulo dedica-se à apresentação detalhada da Unidade de Trabalho, desde os fundamentos curriculares e didáticos, às abordagens pedagógicas selecionadas, bem como à avaliação das aprendizagens. Também nesta clarificação da ação letiva são descritas as fases de implementação e expostos os resultados alcançados. Na última secção do relatório, expõem-se as considerações finais compreendendo a reflexão sobre o trabalho realizado, destacando-se o seu sucesso e os dividendos tirados para a prática docente.The present report comprises a carried study and its collected elements for a teaching action developed within the scope of the supervised teaching practice. This action was established in the project component of the Project and Technologies curricular unit, with a 12th-year class specializing in Stage Craft, of the Artistic Production Course at Artistic School António Arroio (Lisbon). The first chapter describes the school’s context, its educational offer, and its characteristic dynamics. This first approach also unfolds the collaboration established with Museu Coleção Berardo's Educational Department, which was essential for the Work Unit design and its implementation. The second chapter grants the subject theoretical framework by clarifying the spectacle concept and its scope as something of its own nature and function; something that starts with an author and is destined for a spectator; as an action confinement beyond the mere recording; and, something that can go beyond and blur borders between artistic typologies. Likewise, for this theoretical circumscription, the concepts of “artwork", "artist" and "spectator" are attended. The third and final chapter is dedicated to the Work Unit's thorough explanation, from its curricular and didactic foundations, passing by the selected pedagogical approaches, to its assessments. Also, in this clarification of the teaching activities carried-out, the implementation phases are described, and their results are presented. The last section of the report displays the final considerations, including a reflection on the fulfilled action and study, highlighting its outcomes and success.Alves, Alice Nogueira, 1977-Repositório da Universidade de LisboaCésar, Andreia Peres Costa2023-05-25T09:13:38Z2022-12-162022-10-062022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:05.591328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A obra de arte como lugar do espetáculo
title A obra de arte como lugar do espetáculo
spellingShingle A obra de arte como lugar do espetáculo
César, Andreia Peres Costa
Artista
Espectadores
Produção artística
Espaço cénico
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A obra de arte como lugar do espetáculo
title_full A obra de arte como lugar do espetáculo
title_fullStr A obra de arte como lugar do espetáculo
title_full_unstemmed A obra de arte como lugar do espetáculo
title_sort A obra de arte como lugar do espetáculo
author César, Andreia Peres Costa
author_facet César, Andreia Peres Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Alice Nogueira, 1977-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Andreia Peres Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Artista
Espectadores
Produção artística
Espaço cénico
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artista
Espectadores
Produção artística
Espaço cénico
Artes visuais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2022-10-06
2022-12-16T00:00:00Z
2023-05-25T09:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57597
url http://hdl.handle.net/10451/57597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134634737401856