O impacto de variáveis do contexto familiar (comunicação pais-filhos, funcionamento familiar e a relação conjugal) nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens: a perspetiva dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mafalda Luísa Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8676
Resumo: Este trabalho divide-se em dois estudos científicos que passo a explicitar. A primeira investigação intitula-se “O impacto da comunicação pais-filhos e do relacionamento familiar, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens: a perspetiva dos pais”, e teve como principal objetivo analisar o impacto da comunicação pais-filhos e do relacionamento familiar, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens segundo a perspetiva parental. Para este efeito, investigámos uma amostra de 161 pais com pelo menos um filho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Utilizaram-se quatro instrumentos, nomeadamente o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Avaliação da Comunicação e Parentalidade, o SCORE-15 – Funcionamento e Comunicação Familiar e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A segunda investigação intitula-se “O impacto da relação conjugal, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens: a perspetiva dos pais”, teve como principal objetivo analisar o impacto da relação conjugal e do relacionamento familiar, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens segundo a perspetiva parental. Para este efeito, investigámos uma amostra de 161 pais com pelo menos um filho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Utilizaram-se três instrumentos, nomeadamente o Questionário Sociodemográfico, a Escala da Avaliação da Intimidade na Relação e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Os resultados do primeiro estudo indicaram que existem diferenças ao nível do funcionamento familiar e das capacidades e dificuldades em função do sexo do filho, e existe um papel preditor do sexo, da comunicação, da parentalidade e do funcionamento familiar nas capacidades e dificuldades sentidas pelos filhos, na perspetiva dos pais. No segundo estudo os resultados apontam para existência de diferenças ao nível das capacidades e dificuldades em função do sexo do filho em relação ao qual os pais responderam, e para a existência de um papel preditor da intimidade na relação e nas capacidades e dificuldades sentidas pelos filhos.
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Utilizaram-se quatro instrumentos, nomeadamente o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Avaliação da Comunicação e Parentalidade, o SCORE-15 – Funcionamento e Comunicação Familiar e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A segunda investigação intitula-se “O impacto da relação conjugal, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens: a perspetiva dos pais”, teve como principal objetivo analisar o impacto da relação conjugal e do relacionamento familiar, nas dificuldades e capacidades sentidas pelos jovens segundo a perspetiva parental. Para este efeito, investigámos uma amostra de 161 pais com pelo menos um filho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Utilizaram-se três instrumentos, nomeadamente o Questionário Sociodemográfico, a Escala da Avaliação da Intimidade na Relação e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. Os resultados do primeiro estudo indicaram que existem diferenças ao nível do funcionamento familiar e das capacidades e dificuldades em função do sexo do filho, e existe um papel preditor do sexo, da comunicação, da parentalidade e do funcionamento familiar nas capacidades e dificuldades sentidas pelos filhos, na perspetiva dos pais. No segundo estudo os resultados apontam para existência de diferenças ao nível das capacidades e dificuldades em função do sexo do filho em relação ao qual os pais responderam, e para a existência de um papel preditor da intimidade na relação e nas capacidades e dificuldades sentidas pelos filhos.This work is divided in two scientific studies that I will make explicit. The first research is entitled "The impact of parent-child communication and family relationship on the difficulties and capacities felt by young people: the perspective of parents", and had as main objective to analyze the impact of parent-child communication and family relationship , in the difficulties and capacities felt by the young according to the parental perspective. For this purpose, we investigated a sample of 161 parents with at least one child between the ages of 12 and 16 years. Four instruments were used, namely the Sociodemographic Questionnaire, the Communication and Parentality Assessment Scale, SCORE-15 – Family Communication and Communication, and the Capacities and Difficulties Questionnaire. The second research, entitled "The impact of the conjugal relationship, in the difficulties and capacities felt by the young people: the perspective of the parents", had as main objective to analyze the impact of the conjugal relationship and the family relationship, in the difficulties and capacities felt by the young people according to the parental perspective. For this purpose, we investigated a sample of 161 parents with at least one child between the ages of 12 and 16 years. Three instruments were used, namely the Sociodemographic Questionnaire, the Intimacy Assessment Scale in Relation and the Capacities and Difficulties Questionnaire. The results of the first study indicated that there are differences in the family functioning and the abilities and difficulties depending on the sex of the child, and there is a predictive role of sex, communication, parenting and family functioning in the capacities and difficulties felt by the children in the perspective of their parents. In the second study, the results point to the existence of differences in abilities and difficulties depending on the sex of the child to which the parents responded and to the existence of a predictive role of intimacy in the relationship and in the capacities and difficulties felt by the children.2018-08-31T14:51:18Z2018-04-04T00:00:00Z2018-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8676TID:202327639pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Mafalda Luísa Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:21.031881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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