A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81749 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_4110e94b3de3a0c6c524b739ac1c4ddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81749 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do MinhoPrograma de mentoriasMentoria alumniMentorandosMentoring programAlumni mentoringMenteesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosOs programas de mentoria alumni estão a se tornar cada vez mais comuns nas universidades. Entretanto, existe uma carência de pesquisas que explorem mais detidamente essa modalidade, para compreender as suas nuances e possibilidades. Na mentoria alumni os ex-alunos de uma instituição de ensino, com experiência profissional, contribuem para o crescimento profissional e pessoal daqueles que ainda estão a estudar. Com essa iniciativa espera-se reduzir a diferença entre o que é ofertado ao aluno no ambiente académico e as competências decorrentes da experiência profissional que são exigidas pelo mercado de trabalho, e ao mesmo tempo reconectar os antigos alunos à universidade. O objetivo principal é estabelecer uma ponte entre esta e as empresas, e permitir que os alunos tenham uma perspectiva de carreira mais assentada com a realidade. No âmbito do estágio realizado junto ao Gabinete de Carreiras da Escola de Economia e Gestão/Universidade do Minho, fez-se um estudo de caso para conhecer a perceção dos mentorandos que participaram da 1ª edição do Programa de Mentorias da Escola. Através de entrevistas semiestruturadas, buscou-se conhecer o impacto do Programa face aos objetivos institucionais e aos interesses dos alunos envolvidos, compreendendo os benefícios e limitações percebidos na parte profissional, socioemocional e académica.Alumni mentoring programs are becoming increasingly common in universities. However, there is a lack of research that explores this modality more closely, to understand its nuances and possibilities. In alumni mentoring, former students of an educational institution, with professional experience, contribute to the professional, personal and academic growth of those who are still studying. With this initiative, expected to reduce the gap between what is offered to students in the academic environment and the skills resulting from professional experience that are required by the job market, and at the same time reconnect former students to the university. The main objective is to establish a bridge between the university and companies, and allow students to have a career perspective that is more corresponded in reality. As part of the internship carried out at the Careers Office of the School of Economics and Management/University of Minho, a case study was carried out to know the perception of the mentees who participated in the 1st edition of the School's Mentoring Program. Through semi-structured interviews, we sought to know the impact of the Program in terms of institutional objectives and the interests of the students involved, understanding the benefits and limitations perceived in the professional, socio-emotional and academic areas.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoNunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81749por203108353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:44.963721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
title |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
spellingShingle |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes Programa de mentorias Mentoria alumni Mentorandos Mentoring program Alumni mentoring Mentees Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
title_full |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
title_fullStr |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
title_sort |
A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho |
author |
Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes |
author_facet |
Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Maria Emília Pereira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de mentorias Mentoria alumni Mentorandos Mentoring program Alumni mentoring Mentees Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Programa de mentorias Mentoria alumni Mentorandos Mentoring program Alumni mentoring Mentees Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22 2022-11-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81749 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203108353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132617016082432 |