A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81749
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_4110e94b3de3a0c6c524b739ac1c4ddd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do MinhoPrograma de mentoriasMentoria alumniMentorandosMentoring programAlumni mentoringMenteesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos HumanosOs programas de mentoria alumni estão a se tornar cada vez mais comuns nas universidades. Entretanto, existe uma carência de pesquisas que explorem mais detidamente essa modalidade, para compreender as suas nuances e possibilidades. Na mentoria alumni os ex-alunos de uma instituição de ensino, com experiência profissional, contribuem para o crescimento profissional e pessoal daqueles que ainda estão a estudar. Com essa iniciativa espera-se reduzir a diferença entre o que é ofertado ao aluno no ambiente académico e as competências decorrentes da experiência profissional que são exigidas pelo mercado de trabalho, e ao mesmo tempo reconectar os antigos alunos à universidade. O objetivo principal é estabelecer uma ponte entre esta e as empresas, e permitir que os alunos tenham uma perspectiva de carreira mais assentada com a realidade. No âmbito do estágio realizado junto ao Gabinete de Carreiras da Escola de Economia e Gestão/Universidade do Minho, fez-se um estudo de caso para conhecer a perceção dos mentorandos que participaram da 1ª edição do Programa de Mentorias da Escola. Através de entrevistas semiestruturadas, buscou-se conhecer o impacto do Programa face aos objetivos institucionais e aos interesses dos alunos envolvidos, compreendendo os benefícios e limitações percebidos na parte profissional, socioemocional e académica.Alumni mentoring programs are becoming increasingly common in universities. However, there is a lack of research that explores this modality more closely, to understand its nuances and possibilities. In alumni mentoring, former students of an educational institution, with professional experience, contribute to the professional, personal and academic growth of those who are still studying. With this initiative, expected to reduce the gap between what is offered to students in the academic environment and the skills resulting from professional experience that are required by the job market, and at the same time reconnect former students to the university. The main objective is to establish a bridge between the university and companies, and allow students to have a career perspective that is more corresponded in reality. As part of the internship carried out at the Careers Office of the School of Economics and Management/University of Minho, a case study was carried out to know the perception of the mentees who participated in the 1st edition of the School's Mentoring Program. Through semi-structured interviews, we sought to know the impact of the Program in terms of institutional objectives and the interests of the students involved, understanding the benefits and limitations perceived in the professional, socio-emotional and academic areas.Fernandes, Maria Emília PereiraUniversidade do MinhoNunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes2022-11-222022-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81749por203108353info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:44.963721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
spellingShingle A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes
Programa de mentorias
Mentoria alumni
Mentorandos
Mentoring program
Alumni mentoring
Mentees
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_full A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_fullStr A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_full_unstemmed A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
title_sort A Mentoria Alumni na perceção dos mentorandos: o caso da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
author Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes
author_facet Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria Emília Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Daiane Cristine Sampaio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de mentorias
Mentoria alumni
Mentorandos
Mentoring program
Alumni mentoring
Mentees
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Programa de mentorias
Mentoria alumni
Mentorandos
Mentoring program
Alumni mentoring
Mentees
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
2022-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81749
url https://hdl.handle.net/1822/81749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203108353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132617016082432