Cristo diante do Sumo Sacerdote : a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre tela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29612 |
Resumo: | Cristo diante do Sumo Sacerdote, de autoria desconhecida, é uma pintura tenebrista do século XVII, proveniente de Torre de Moncorvo, que sofreu um estudo aprofundado e um tratamento de Conservação e Restauro na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Durante a pesquisa de contextualização desta obra, descobriu-se que se trata de uma cópia de uma pintura de Gerrit van Honthorst (1592-1656, Utrecht), importante pintor holandês da sua época, na medida da sua qualidade artística mas, principalmente, pelo modo como pintava cenas noturnas iluminadas pela luz de velas, criando um acentuado efeito dramático com fortes contrastes claro-escuro. Além desta pintura, foi encontrado o registo de outras três cópias em Estremoz, em Madrid e em Bordéus. A pintura em estudo foi analisada de modo a poder-se compreender a natureza dos materiais e técnicas utilizados, nomeadamente, a natureza do suporte têxtil, pigmentos, cargas e aglutinantes utilizados. Quanto à conservação, a correção das acentuadas deformações existentes (principalmente na zona inferior) ao longo de uma costura vertical levou à separação parcial da pintura. A fragilidade e o elevado teor de acidez do suporte têxtil, fruto dos mecanismos de oxidação e hidrólise da celulose, justificaram a opção pela reentelagem. O grave risco de destacamento das camadas de preparação e cromáticas levou à realização da sua consolidação. E ainda, a nível da superfície pictórica, foram preenchidas as lacunas e realizada a sua reintegração cromática. Os problemas colocados pela adesão de um suporte novo a telas com costuras têm sido solucionados de diversos modos pelos conservadores-restauradores ao longo dos tempos. Deste modo, e numa segunda parte deste estudo, pretendeu-se fazer um levantamento de várias propostas e avaliar a sua eficácia, realizando provetes com os vários sistemas e submetendo-os a ensaios de tração até à rutura. Para a entretelagem dos provetes foi utilizado o mesmo adesivo (BEVA 371 O. F.®) e quatro tipos de telas de reforço: linho, linho encolado, poliéster e poliéster impermeabilizado. Concluiu-se que é preferível utilizar um material intermédio para compensar a altura do relevo da costura e, ainda, que o tecido de poliéster utilizado tem pior performance quando comparado com o linho. |
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Cristo diante do Sumo Sacerdote : a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre telaCristo diante do Sumo SacerdotePintura sobre telaCosturasEntretelagemChrist before the High PriestEasel paintingSeamsLiningDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesCristo diante do Sumo Sacerdote, de autoria desconhecida, é uma pintura tenebrista do século XVII, proveniente de Torre de Moncorvo, que sofreu um estudo aprofundado e um tratamento de Conservação e Restauro na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Durante a pesquisa de contextualização desta obra, descobriu-se que se trata de uma cópia de uma pintura de Gerrit van Honthorst (1592-1656, Utrecht), importante pintor holandês da sua época, na medida da sua qualidade artística mas, principalmente, pelo modo como pintava cenas noturnas iluminadas pela luz de velas, criando um acentuado efeito dramático com fortes contrastes claro-escuro. Além desta pintura, foi encontrado o registo de outras três cópias em Estremoz, em Madrid e em Bordéus. A pintura em estudo foi analisada de modo a poder-se compreender a natureza dos materiais e técnicas utilizados, nomeadamente, a natureza do suporte têxtil, pigmentos, cargas e aglutinantes utilizados. Quanto à conservação, a correção das acentuadas deformações existentes (principalmente na zona inferior) ao longo de uma costura vertical levou à separação parcial da pintura. A fragilidade e o elevado teor de acidez do suporte têxtil, fruto dos mecanismos de oxidação e hidrólise da celulose, justificaram a opção pela reentelagem. O grave risco de destacamento das camadas de preparação e cromáticas levou à realização da sua consolidação. E ainda, a nível da superfície pictórica, foram preenchidas as lacunas e realizada a sua reintegração cromática. Os problemas colocados pela adesão de um suporte novo a telas com costuras têm sido solucionados de diversos modos pelos conservadores-restauradores ao longo dos tempos. Deste modo, e numa segunda parte deste estudo, pretendeu-se fazer um levantamento de várias propostas e avaliar a sua eficácia, realizando provetes com os vários sistemas e submetendo-os a ensaios de tração até à rutura. Para a entretelagem dos provetes foi utilizado o mesmo adesivo (BEVA 371 O. F.®) e quatro tipos de telas de reforço: linho, linho encolado, poliéster e poliéster impermeabilizado. Concluiu-se que é preferível utilizar um material intermédio para compensar a altura do relevo da costura e, ainda, que o tecido de poliéster utilizado tem pior performance quando comparado com o linho.Christ before the High Priest, of unknown author, is a tenebrist seventeenth century painting, from Torre de Moncorvo (Bragança) which has been studied and has suffered a conservation and restoration treatment at the Portuguese Catholic University of Porto. During the research of the historic and artistic context of this work, we discovered that it was a copy of a painting by Gerrit van Honthorst (1592-1656, Utrecht), an important Dutch painter not just for his artistic quality but mostly for the way he painted night scenes illuminated by candlelight, creating a dramatic effect marked by strong chiaroscuro contrasts. Besides this copy, we have found three others at Estremoz (Portugal), Madrid (Spain) and Bordeaux (France). The painting in study has been analysed in terms of artistic materials and techniques, including textile fibres identification and pigments, fillers and binders characterization. In terms of conservation, the correction of significant deformations (mainly in the lower zone) along to a vertical seam led to the need of undoing part of the seam. The fragility and the high content of acidity in the textile support, due to hydrolysis and oxidation mechanisms, justified the lining choice. The high risk of detachment of the ground and chromatic layers led to its consolidation. Also, at the pictorial level, the lacunae were filled and retouching was made. The problems caused by de adhesion of a new support to canvas with seams have been solved in different ways by conservators over time. Thus, in a second part of this research we did a survey of several proposals and we evaluated their efficiency by making test models, and submitting them to tensile tests until rupture occur.For the lining of the test models, we used the same adhesive (BEVA 371 O. F.®) and four types of reinforcement fabric: linen, sized linen, polyester and sized polyester. We concluded that it is preferable to apply a mid-material to offset the seam’s relief and also that the used polyester textile has an inferior performance when compared to linen.Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto LeãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFigueiredo, Ana Pinto Leite Braamcamp de2020-02-19T15:19:18Z2016-02-1620152016-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29612TID:201484528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:47.141657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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