Experimentações, explorações e descobertas sobre o mundo físico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28846 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
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Experimentações, explorações e descobertas sobre o mundo físico372.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como tema – Experimentações, explorações e descobertas sobre o mundo físico, sendo o objetivo do mesmo, documentar a intervenção pedagógica realizada em contexto de creche e jardim de infância com crianças de 3 e 4 anos de idade e seguidamente em contexto de creche com crianças de 1 ano de idade. Em contexto de Jardim de Infância, a intervenção focou-se na proposta de atividades de experimentação de modo a promover hábitos de pensamento, rotinas de pesquisa, bem como a compreensão de conceitos científicos e o desenvolvimento de competências de comunicação. Por sua vez, em contexto de creche, a intervenção foi pautada pela reorganização do espaço pedagógico ampliando as possibilidades de brincadeira e pela proposta de actividades de exploração sensorial, visando novas descobertas e estimulando a curiosidade sobre o mundo que rodeia as crianças. Em Jardim de Infância o grupo desenvolveu uma maior curiosidade e interesse sobre fenómenos naturais, sendo notória uma maior motivação para a realização de experimentações, que os tornou mais capazes de observar, reflectir as experiências, sistematizar ideias e conclusões e ainda a progressos na capacidade de expressar e debater ideias com os pares. A intervenção permitiu também a construção e clarificação de conhecimentos científicos por parte das crianças. Por sua vez, em creche, o impacto positivo no ambiente físico de aprendizagem contribuiu para uma melhoria nas relações das crianças entre si, a realização de actividades de exploração sensorial promoveram o desenvolvimento de noções emergentes de espaço e número e por fim, foi notório um maior envolvimento das crianças nas actividades.This report has as its theme - Experimentations, explorations and discoveries about the physical world, with the goal of, documenting the educational intervention conducted in the context of day care and kindergarten with children aged 3 and 4 years old and then in the context of day care with children of 1 year old. In the context of kindergarten, the intervention focused on the proposal of activities of experimentation in order to promote habits of thought, search routines, as well as the understanding of scientific concepts and the development of communication skills. In turn, in the context of day care, the intervention was guided by the reorganization of educational space expanding the possibilities for fun and by the proposal of activities of sensory exploration, seeking new discoveries and stimulating curiosity about the world that surrounds children. After the intervention in both contexts, and based on an evaluation supported by theoretical assumptions, can be affirmed that groups of children developed skills within the knowledge of the world, achieving the proposed goals. In kindergarten the group developed a greater interest and curiosity about natural phenomena, being notorious greater motivation to perform experimentations that made them more able to observe, to reflect on experiences, to systematize ideas and conclusions and still progression in the ability to express and discuss ideas with peers. The intervention also allowed clarification and construction of scientific knowledge on the part of children. In day care, the positive impact on the physical environment and learning contributed to an improvement in relations between children themselves and the materials, conducting sensory experiences promoted the development of emerging notions of space and number and finally, was notorious a greater involvement of the children in the activities.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoFernandes, Marta Isabel dos Santos2013-05-202013-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:03.685431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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