A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1244
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_41c2d4f71b99897aba473ea8ed520fff
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemáticaEducaçãoDidáctica da matemáticaTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008Pretende-se com este estudo demonstrar que a comunicação entre os indivíduos não se circunscreve apenas à linguagem verbal, pois a potencialidade humana permite que todo e qualquer gesto assuma uma forma de comunicação privilegiada. Na praxis diária, em todas as mensagens anunciadas, a expressão gestual assume o cariz mais autêntico e revelador dos sentimentos de um background histórico e cultural que cada ser veicula. Para desenvolver este projecto, convidei três formandos do curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando, em conjunto, desenvolver e fomentar estratégias de auto e heteroscopia, conducentes a uma consciencialização e maturação das suas práticas pedagógicas. Portanto, a observação centrou-se na genuinidade das expressões faciais, posturas, movimentos de mãos e braços, em todos os comportamentos cinésicos e proxémicos. Desenhou-se um projecto seguindo uma metodologia de investigação-acção que se desenrolou em vários ciclos de diagnóstico, planificação, acção e reflexão, e vídeogravação de duas aulas por formando. Esteve incluído um plano de formação, em que os formandos foram sujeitos a um treino, composto por quatro sessões formativas. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu o formato de estudo de caso na variante multi-caso(s). Assim, procedeu-se a uma análise reflexiva dos vários traços de linguagem não verbal patentes, enunciados de forma (in)consciente, o que permitiu observar diferentes formas de interacção da linguagem não verbal e dar aos formandos a possibilidade de se reverem na própria imagem. Os dados foram recolhidos através de vários instrumentos, ao longo do presente ano lectivo; todavia o tratamento dos mesmos processou-se através da análise de conteúdo. Espera-se que esta investigação possa demonstrar a inestimável pertinência da gestualidade em contexto de sala de aula, nomeadamente em aula de Matemática. É minha convicção que a gestualidade deve assumir-se como uma componente essencial do desempenho do professor, na medida em que é, por si só, é uma privilegiada forma de comunicação.This research pretends to demonstrate that communication between individuals is not ciscumscribed to verbal language, since the human potential enables us to see every and any gesture as a form of privileged communication. In our daily praxis, in all announced messages, the gesture assumes the most authentic and revealing character of the historical and cultural background feelings that each person transmits. In order to develop this project, I selected three students of an Elementary School Teacher course and together we tried to develop and implement auto and heteroscopy strategies, leading to a full consciousness and development of their practice teaching. For this reason, the observation was centered on the authenticity of their facial expressions, their posture and their hands and arms movements in all their kinesic and proxemic behaviors. We designed this project following an action research methodology which was developed in various cycles of diagnostic, planning, action and reflection, and a videotape of two lectures by each student-teacher. During the project, the student-teacher trainees were subjected to four formative sessions. The research, being of qualitative nature type, assumed the case study format in a multi-case variant. Subsequently, we did a reflective analysis of the various patent non-verbal language traces, manifested in an (in)conscientious manner; this allowed us to observe various non-verbal language interaction forms and gave the student-teachers the possibility of analyzing their own behavior. The data was collected using various instruments, during the present school year; its treatment was processed through content analysis. It is expected that this research will prove the inestimable pertinence of the gesture in the classroom, namely during the Mathematics lesson. I am convinced that the gesture must be assumed as an essential component of a teacher's performance, in so far as it is, in and by itself, a privileged form of communication.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaEscada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da2010-07-27T08:56:39Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1244porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:53.942616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
title A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
spellingShingle A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
Escada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da
Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
title_short A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
title_full A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
title_fullStr A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
title_full_unstemmed A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
title_sort A pluralidade da comunicação não verbal: os artifícios da comunicação não verbal, na formação de professores do 1º CEB, nomeadamente na área de matemática
author Escada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da
author_facet Escada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Escada, Ana Margarida Laranjeira Ferraz Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
topic Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-27T08:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1244
url http://hdl.handle.net/10451/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134161399709696