Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cristina Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38253
Resumo: O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo, durante o decorrer do estágio curricular, e tem como finalidade analisar a perceção das crianças e da educadora de infância acerca do reconhecimento e autorregulação das emoções. A amostra deste estudo foi composta por 6 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade e uma educadora. Os resultados obtidos indicaram que as crianças revelam reconhecer as emoções. Quanto à emoção medo, foi a que as crianças tiveram mais dificuldade em reconhecer. A análise das respostas obtidas mostra que neste grupo, a maioria das crianças consegue identificar, reconhecer e nomear expressões emocionais. Os dados recolhidos revelam da parte da educadora alguma dificuldade sobre como abordar este assunto com as crianças.
id RCAP_420efd880a22a77095fa94d9ff1432bb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Reconhecimento e autorregulação das emoções nas criançasEducação Pré-EscolarDesenvolvimento EmocionalEmoçõesPerceção das CriançasO presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo, durante o decorrer do estágio curricular, e tem como finalidade analisar a perceção das crianças e da educadora de infância acerca do reconhecimento e autorregulação das emoções. A amostra deste estudo foi composta por 6 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade e uma educadora. Os resultados obtidos indicaram que as crianças revelam reconhecer as emoções. Quanto à emoção medo, foi a que as crianças tiveram mais dificuldade em reconhecer. A análise das respostas obtidas mostra que neste grupo, a maioria das crianças consegue identificar, reconhecer e nomear expressões emocionais. Os dados recolhidos revelam da parte da educadora alguma dificuldade sobre como abordar este assunto com as crianças.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumMendes, Ana Cristina Monteiro2021-12-10T10:54:04Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38253202784215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
title Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
spellingShingle Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
Mendes, Ana Cristina Monteiro
Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Emocional
Emoções
Perceção das Crianças
title_short Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
title_full Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
title_fullStr Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
title_full_unstemmed Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
title_sort Reconhecimento e autorregulação das emoções nas crianças
author Mendes, Ana Cristina Monteiro
author_facet Mendes, Ana Cristina Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Cristina Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Emocional
Emoções
Perceção das Crianças
topic Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Emocional
Emoções
Perceção das Crianças
description O presente Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo, durante o decorrer do estágio curricular, e tem como finalidade analisar a perceção das crianças e da educadora de infância acerca do reconhecimento e autorregulação das emoções. A amostra deste estudo foi composta por 6 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade e uma educadora. Os resultados obtidos indicaram que as crianças revelam reconhecer as emoções. Quanto à emoção medo, foi a que as crianças tiveram mais dificuldade em reconhecer. A análise das respostas obtidas mostra que neste grupo, a maioria das crianças consegue identificar, reconhecer e nomear expressões emocionais. Os dados recolhidos revelam da parte da educadora alguma dificuldade sobre como abordar este assunto com as crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T10:54:04Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38253
202784215
url http://hdl.handle.net/10400.26/38253
identifier_str_mv 202784215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301287228932096