Promover a inclusão através dos pares na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3194 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito da formação de professores, mais concretamente, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, aborda a inclusão vivenciada em contexto educativo por parte dos pares, tendo como principal objetivo perceber de que forma as crianças aceitam outras crianças com necessidades mais específicas, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, promover comportamentos inclusivos no espaço pedagógico e compreender como os pares podem ser agentes promotores de uma educação inclusiva. Nesta investigação, realizada em contextos de Prática de Ensino Supervisionada, foi seguida uma metodologia de carácter qualitativo, com recurso a observação, registos diversos e intervenção. Concluiu-se que, na sua generalidade, depois da intervenção, as crianças apresentavam comportamentos mais inclusivos e uma maior tolerância relativa aos pares que apresentavam alguma diversidade mais acentuada. Palavras-chave: Inclusão, Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico, Interação de Pares. |
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Promover a inclusão através dos pares na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoEducação inclusivaEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Interação de ParesO presente relatório, elaborado no âmbito da formação de professores, mais concretamente, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, aborda a inclusão vivenciada em contexto educativo por parte dos pares, tendo como principal objetivo perceber de que forma as crianças aceitam outras crianças com necessidades mais específicas, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, promover comportamentos inclusivos no espaço pedagógico e compreender como os pares podem ser agentes promotores de uma educação inclusiva. Nesta investigação, realizada em contextos de Prática de Ensino Supervisionada, foi seguida uma metodologia de carácter qualitativo, com recurso a observação, registos diversos e intervenção. Concluiu-se que, na sua generalidade, depois da intervenção, as crianças apresentavam comportamentos mais inclusivos e uma maior tolerância relativa aos pares que apresentavam alguma diversidade mais acentuada. Palavras-chave: Inclusão, Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico, Interação de Pares.2023-01-13T14:41:22Z2022-07-12T00:00:00Z2022-07-122022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3194TID:203157885porSilva, Raquel Costa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.606165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório, elaborado no âmbito da formação de professores, mais concretamente, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, aborda a inclusão vivenciada em contexto educativo por parte dos pares, tendo como principal objetivo perceber de que forma as crianças aceitam outras crianças com necessidades mais específicas, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, promover comportamentos inclusivos no espaço pedagógico e compreender como os pares podem ser agentes promotores de uma educação inclusiva. Nesta investigação, realizada em contextos de Prática de Ensino Supervisionada, foi seguida uma metodologia de carácter qualitativo, com recurso a observação, registos diversos e intervenção. Concluiu-se que, na sua generalidade, depois da intervenção, as crianças apresentavam comportamentos mais inclusivos e uma maior tolerância relativa aos pares que apresentavam alguma diversidade mais acentuada. Palavras-chave: Inclusão, Educação Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico, Interação de Pares. |
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