O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Catarina Novais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5197
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_4237a6feba7edbf5bfb43f002ad17157
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criançaExpressão plásticaCriançaJardim de infânciaDesenvolvimentoMúltiplas linguagensArtistic expressionChildrenKindergartenDevelopmentMultiple languagesRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa e resultou da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos socioeducativos de Creche e Jardim de Infância, no ano letivo 2014/2015. No intuito de compreender o valor pedagógico da expressão plástica, em contexto de jardim-de-infância, o presente estudo intitulado “Os contributos da Expressão Plástica para o desenvolvimento das múltiplas linguagens da criança”, apresenta como principais objetivos o estudo do impacto da expressão plástica no desenvolvimento das crianças e das múltiplas linguagens e a relação do educador de infância no desenvolvimento deste domínio. Pretende-se, ainda averiguar de que forma as possíveis alterações à abordagem deste domínio (expressão plástica) podem ou não desenvolver na criança outros domínios que possibilitem relações de qualidade no contexto educativo de jardim-de-infância. Metodologicamente, este relatório assume uma abordagem qualitativa, nomeadamente uma investigação sobre a prática. Optou-se por utilizar como técnicas de recolha de dados a observação, a entrevista à educadora cooperante, a consulta documental, as conversas informais com as crianças e os registos diários. Aliada a esta recolha de dados, foram realizadas pesquisas teóricas que complementaram, de forma significativa, o estudo. Os resultados obtidos, embora meramente exploratórios, levam-nos a concluir que a expressão plástica e o seu desenvolvimento adequado, por parte do educador, no contexto educativo contribui para o desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças.Abstract The following report was developed under the Master in Pre-School Education at Lisbon’s Superior School of Education and it resulted under the Supervised Professional Practice developed in socio-educational contexts in day care and kindergarten in the school year of 2014/2015. In order to understand the educational value of artistic expression in kindergartner context, the present study entitled “The contributions of Artistic Expression for the development of multiple child's languages” has, as its main objective, the study of the impact of artistic expression in children's development and its multiple languages and the kindergarten teacher's relationship with the children in the development of this domain. It’s also intended to find out how the possible changes on the approaching of the domain may or may not develop in the child other domains that enable quality relationships in the educational context of the kindergarten. From a methodologic point of view, this report takes a qualitative approach, including an investigation about the practice. The techniques used for data collection were the observation, an interview with cooperative educator, document analysis, informal conversations with children, daily logs and theoretical research. Although the results are merely exploratory, these lead us to conclude that the plastic expression and its proper development in the educational context by the kindergarten teacher contributes to the development of the multiple languages of children.Seixas, CristinaRCIPLCorreia, Catarina Novais2015-09-17T10:48:41Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5197TID:201362252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.538362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
title O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
spellingShingle O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
Correia, Catarina Novais
Expressão plástica
Criança
Jardim de infância
Desenvolvimento
Múltiplas linguagens
Artistic expression
Children
Kindergarten
Development
Multiple languages
title_short O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
title_full O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
title_fullStr O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
title_full_unstemmed O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
title_sort O contributo da expressão plástica para o desenvolvimentodas múltiplas linguagens da criança
author Correia, Catarina Novais
author_facet Correia, Catarina Novais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Catarina Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão plástica
Criança
Jardim de infância
Desenvolvimento
Múltiplas linguagens
Artistic expression
Children
Kindergarten
Development
Multiple languages
topic Expressão plástica
Criança
Jardim de infância
Desenvolvimento
Múltiplas linguagens
Artistic expression
Children
Kindergarten
Development
Multiple languages
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T10:48:41Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5197
TID:201362252
url http://hdl.handle.net/10400.21/5197
identifier_str_mv TID:201362252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133402530578432