Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1198
Resumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
id RCAP_432a89bfdcde0068779eff45407e9960
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarCompetência social, Estratégias sociais, Problemas de comportamento, Pré-escolar.A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.ISPA - Instituto Universitário2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1198https://doi.org/10.14417/ap.1198Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 101-115Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 101-1151646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198/pdfFialho, MargaridaAguiar, Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:03Zoai:ojs.localhost:article/1198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:17.065966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
Fialho, Margarida
Competência social, Estratégias sociais, Problemas de comportamento, Pré-escolar.
title_short Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_sort Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
author Fialho, Margarida
author_facet Fialho, Margarida
Aguiar, Cecília
author_role author
author2 Aguiar, Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Margarida
Aguiar, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social, Estratégias sociais, Problemas de comportamento, Pré-escolar.
topic Competência social, Estratégias sociais, Problemas de comportamento, Pré-escolar.
description A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1198
https://doi.org/10.14417/ap.1198
url https://doi.org/10.14417/ap.1198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1198/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 101-115
Análise Psicológica; Vol 35, No 1 (2017); 101-115
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591094566912