Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vilma Isabel Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2609
Resumo: A escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.
id RCAP_43e9befef8145fe548479b5b7c1318c9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, IslândiaTurismo de naturezamotivações turísticasfatores push&pullecoturismoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteA escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.Viana, Ana Sofia da CostaJorge, João Paulo da Conceição SilvaIC-OnlineRibeiro, Vilma Isabel Alves2017-06-19T13:51:05Z2017-06-072017-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2609TID:201706490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:56.564361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
title Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
spellingShingle Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
Ribeiro, Vilma Isabel Alves
Turismo de natureza
motivações turísticas
fatores push&pull
ecoturismo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
title_full Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
title_fullStr Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
title_full_unstemmed Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
title_sort Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, Islândia
author Ribeiro, Vilma Isabel Alves
author_facet Ribeiro, Vilma Isabel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Ana Sofia da Costa
Jorge, João Paulo da Conceição Silva
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vilma Isabel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo de natureza
motivações turísticas
fatores push&pull
ecoturismo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Turismo de natureza
motivações turísticas
fatores push&pull
ecoturismo
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description A escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-19T13:51:05Z
2017-06-07
2017-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2609
TID:201706490
url http://hdl.handle.net/10400.8/2609
identifier_str_mv TID:201706490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963643572224