A promoção do desenvolvimento criativo dos alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da Jobra a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Patrícia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17180
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
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spelling A promoção do desenvolvimento criativo dos alunos do 3º ano do curso básico de dança do Conservatório de Música da Jobra a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivoEstímulosComposição coreográficaCriatividadeStimuliChoreographic compositionCreativityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente estágio foi elaborado no âmbito da décima edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Consistiu na intervenção e prática pedagógica para a promoção do desenvolvimento criativo a partir da abordagem aos estímulos visual, cinestésico e auditivo. A metodologia que se aplicou foi a investigação-ação e os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram grelhas de observação, diários de bordo e questionário. Neste estudo participaram 11 alunos do género feminino e 1 aluno do género masculino com idades entre os 12 e 13 anos, integrados na turma de 3º ano do Curso Básico de Dança do Conservatório de Música da Jobra durante o ano letivo 2021/2022. Para a realização do estágio pretendeu-se intervir através da composição coreográfica, opção curricular inserida na disciplina de Práticas Complementares de Dança nos terceiros e quartos anos do Curso Básico de Dança. Através da composição coreográfica, o bailarino desenvolve o conhecimento do movimento e do corpo na dança, o sentido crítico e estético, a reflexão, o sentido musical, a noção de estrutura, a relação com outros corpos, com o espaço e com o tempo, a perspetiva artística, o conceito, a motivação, a capacidade criativa, entre outras, como sugerem alguns autores. Através da exploração dos diferentes estímulos que nos apresenta Smith-Autard, sendo estes o visual, cinestésico e auditivo pretendeu-se potenciar o desenvolvimento de uma composição coreográfica. Para isso, recorreu-se à improvisação, exploração e criação individual ou em grupos, permitindo aos alunos experimentar, observar e refletir sobre as suas experiências coreográficas.ABSTRACT - This internship was prepared as part of the tenth edition of theMaster's Course in Dance Teaching of the Higher School of Dance, of the Polytechnic Institute of Lisbon. It consisted of intervention and pedagogical practice to promote creative development from the approach to visual, kinesthetic and auditory stimuli. The methodology that was applied was action research and the instruments used for data collection were observation grids, logbooks and questionnaire. In this study participated 11 students of the female gender and 1 student of the male gender aged between 12 and 13, integrated in the 3rd year class of the Basic Dance Course of the Jobra Music Conservatory during the 2021/2022 school year.. For the realization of the internship it was intended to intervene through choreographic composition, a curricular option inserted in the discipline of Complementary Dance Practices in the third and four years of the Basic Dance Course. Through choreographic composition, the dancer develops the knowledge of movement and the body in dance, the critical and aesthetic sense, reflection, musical sense, the notion of structure, the relationship with other bodies, with space and time, the artistic perspective, the concept, motivation, creative capacity, among others, as some authors suggest. Through the exploration of the different stimuli that Smith-Autard presents to us, these being the visual, kinesthetic and auditory, it was intended to enhance the development of a choreographic composition. For this, improvisation, exploration and creation were used individually or in groups, allowing students to experiment, observe and reflect on their choreographic experiences.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaFernandes, JoãoRCIPLCoelho, Patrícia2024-03-06T09:45:34Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17180TID:203545176porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T02:15:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:32.228751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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