Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassis, Ana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7978
Resumo: Este relatório final é o produto do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo, realizada no ano letivo 2011/2012. Inclui as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas áreas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, bem como a experiência realizada no 1.º ciclo. As experiências de ensino-aprendizagem decorreram no Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, Bragança, três turmas de 5.º ano e uma de 6.º ano no 2.º Ciclo e numa turma de 3.º ano, no 1.º Ciclo, Em cada uma das experiências apresento uma contextualização da área disciplinar em causa ou ciclo de ensino, de seguida faço uma apresentação e descrição da experiência de ensino-aprendizagem, evidenciando as principais etapas da mesma e as estratégias desenvolvidas. Por fim, exponho uma reflexão pessoal acerca dos aspetos que sobressaem em cada uma. Além dos aspetos positivos decorrentes de cada experiência, por exemplo a importância da motivação no processo de ensino- aprendizagem, pretendo mostrar as dificuldades sentidas durante a sua realização, as reações dos alunos face aos recursos utilizados, a influência dos seus comportamentos nas opções tomadas no decurso da prática. Do vivenciado nesta fase do mestrado, fica sobretudo a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu decurso; o beneficiar do contexto de supervisão, nomeadamente, o ser orientada e ajudada pelos professores supervisores e cooperantes; o ter tido a possibilidade de planificar cuidadosamente; o reformular sempre que necessário as práticas de sala de aula; e essencialmente o tornar-me consciente da importância de refletir para melhorar o meu desempenho profissional. This final report is the product of the work developed during my training of Elementary School Teaching course in the academic year of 2011/2012. It includes the teaching/learning experiences developed on different subjects: Portuguese, History and Geography of Portugal, Mathematics and Sciences, as well as the experience held in the first cycle. All the experiences were developed in Augusto Moreno Schools Grouping, in Bragança, three classes of the 5th grade, one class of the 6th grade and one class of the 3rd grade of elementary school. In each experience I show the contextualization of the subject, its description, showing the main steps and all the developed strategies. In the end, I give one personal reflection about the most important aspects. Besides all the positive points which occurred during my training, for instance, the value of motivation during de teaching/learning process, I intend to demonstrate some of my difficulties felt such as, pupil’s reactions in relation to used materials or the influence of their behavior on my way to make decisions throughout my practice. From this experience of the master’s course I stress as most important, the application of knowledge acquired in the course; the benefits of the supervisory context, in particular the guidance of my supervisor and cooperating teachers; having the opportunity to plan carefully, to reorganize whenever necessary the practices of the classroom, and for all intents and purposes having made me aware of the importance of reflection to improve my performance.
id RCAP_44513de0dbad76dbdceb1dad2f4e3b99
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básicoEste relatório final é o produto do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo, realizada no ano letivo 2011/2012. Inclui as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas áreas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, bem como a experiência realizada no 1.º ciclo. As experiências de ensino-aprendizagem decorreram no Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, Bragança, três turmas de 5.º ano e uma de 6.º ano no 2.º Ciclo e numa turma de 3.º ano, no 1.º Ciclo, Em cada uma das experiências apresento uma contextualização da área disciplinar em causa ou ciclo de ensino, de seguida faço uma apresentação e descrição da experiência de ensino-aprendizagem, evidenciando as principais etapas da mesma e as estratégias desenvolvidas. Por fim, exponho uma reflexão pessoal acerca dos aspetos que sobressaem em cada uma. Além dos aspetos positivos decorrentes de cada experiência, por exemplo a importância da motivação no processo de ensino- aprendizagem, pretendo mostrar as dificuldades sentidas durante a sua realização, as reações dos alunos face aos recursos utilizados, a influência dos seus comportamentos nas opções tomadas no decurso da prática. Do vivenciado nesta fase do mestrado, fica sobretudo a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu decurso; o beneficiar do contexto de supervisão, nomeadamente, o ser orientada e ajudada pelos professores supervisores e cooperantes; o ter tido a possibilidade de planificar cuidadosamente; o reformular sempre que necessário as práticas de sala de aula; e essencialmente o tornar-me consciente da importância de refletir para melhorar o meu desempenho profissional. This final report is the product of the work developed during my training of Elementary School Teaching course in the academic year of 2011/2012. It includes the teaching/learning experiences developed on different subjects: Portuguese, History and Geography of Portugal, Mathematics and Sciences, as well as the experience held in the first cycle. All the experiences were developed in Augusto Moreno Schools Grouping, in Bragança, three classes of the 5th grade, one class of the 6th grade and one class of the 3rd grade of elementary school. In each experience I show the contextualization of the subject, its description, showing the main steps and all the developed strategies. In the end, I give one personal reflection about the most important aspects. Besides all the positive points which occurred during my training, for instance, the value of motivation during de teaching/learning process, I intend to demonstrate some of my difficulties felt such as, pupil’s reactions in relation to used materials or the influence of their behavior on my way to make decisions throughout my practice. From this experience of the master’s course I stress as most important, the application of knowledge acquired in the course; the benefits of the supervisory context, in particular the guidance of my supervisor and cooperating teachers; having the opportunity to plan carefully, to reorganize whenever necessary the practices of the classroom, and for all intents and purposes having made me aware of the importance of reflection to improve my performance.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMartins, CristinaBiblioteca Digital do IPBCassis, Ana2013-01-21T09:46:34Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7978porCassis, Ana Rita Louro (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:40.181140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
Cassis, Ana
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico
author Cassis, Ana
author_facet Cassis, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Cristina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassis, Ana
description Este relatório final é o produto do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo, realizada no ano letivo 2011/2012. Inclui as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas nas áreas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza, bem como a experiência realizada no 1.º ciclo. As experiências de ensino-aprendizagem decorreram no Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, Bragança, três turmas de 5.º ano e uma de 6.º ano no 2.º Ciclo e numa turma de 3.º ano, no 1.º Ciclo, Em cada uma das experiências apresento uma contextualização da área disciplinar em causa ou ciclo de ensino, de seguida faço uma apresentação e descrição da experiência de ensino-aprendizagem, evidenciando as principais etapas da mesma e as estratégias desenvolvidas. Por fim, exponho uma reflexão pessoal acerca dos aspetos que sobressaem em cada uma. Além dos aspetos positivos decorrentes de cada experiência, por exemplo a importância da motivação no processo de ensino- aprendizagem, pretendo mostrar as dificuldades sentidas durante a sua realização, as reações dos alunos face aos recursos utilizados, a influência dos seus comportamentos nas opções tomadas no decurso da prática. Do vivenciado nesta fase do mestrado, fica sobretudo a importância da aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu decurso; o beneficiar do contexto de supervisão, nomeadamente, o ser orientada e ajudada pelos professores supervisores e cooperantes; o ter tido a possibilidade de planificar cuidadosamente; o reformular sempre que necessário as práticas de sala de aula; e essencialmente o tornar-me consciente da importância de refletir para melhorar o meu desempenho profissional. This final report is the product of the work developed during my training of Elementary School Teaching course in the academic year of 2011/2012. It includes the teaching/learning experiences developed on different subjects: Portuguese, History and Geography of Portugal, Mathematics and Sciences, as well as the experience held in the first cycle. All the experiences were developed in Augusto Moreno Schools Grouping, in Bragança, three classes of the 5th grade, one class of the 6th grade and one class of the 3rd grade of elementary school. In each experience I show the contextualization of the subject, its description, showing the main steps and all the developed strategies. In the end, I give one personal reflection about the most important aspects. Besides all the positive points which occurred during my training, for instance, the value of motivation during de teaching/learning process, I intend to demonstrate some of my difficulties felt such as, pupil’s reactions in relation to used materials or the influence of their behavior on my way to make decisions throughout my practice. From this experience of the master’s course I stress as most important, the application of knowledge acquired in the course; the benefits of the supervisory context, in particular the guidance of my supervisor and cooperating teachers; having the opportunity to plan carefully, to reorganize whenever necessary the practices of the classroom, and for all intents and purposes having made me aware of the importance of reflection to improve my performance.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T09:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7978
url http://hdl.handle.net/10198/7978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cassis, Ana Rita Louro (2012). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.ºciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135221008826368