Estudo sobre a relação entre área de formação e atributos disposicionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41562 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Estudo sobre a relação entre área de formação e atributos disposicionaisAptidõesPersonalidadeTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A importância do estudo da escolha vocacional está relacionada com a importância de o indivíduo escolher a área de formação com que mais se identifica, começando a traçar um caminho para uma vida de sucesso, felicidade e autorrealização (Gaspar, 2018). O aconselhamento de carreira, permite ajudar os indivíduos a fazerem escolhas vocacionais mais ponderadas, tendo em consideração os seus atributos disposicionais, o seu desenvolvimento e as influências contextuais a que estão sujeitos. Através da análise dos resultados obtidos na resposta a um questionário de personalidade desenvolvido para descrever as preferências comportamentais no trabalho, o Occupational Personality Questionnaire (OPQ32r) e através de testes de raciocínio verbal, numérico e indutivo, o presente trabalho tem como objetivo estudar a interação da personalidade e das aptidões com a área de formação de indivíduos pertencentes a três áreas de formação distintas: Direito, Economia e Engenharia. Para além disso, procura-se compreender se existem diferenças ao nível dos traços de personalidade e das aptidões em diferentes níveis de educação, nomeadamente diferenças entre a licenciatura e o mestrado. Os resultados deste estudo mostram diferenças significativas entre as médias das respostas dadas pelos participantes, das três áreas de formação em estudo, no questionário de personalidade, em várias dimensões. Adicionalmente, também foi possível perceber que as médias dos resultados em algumas dimensões de personalidade apresentam diferenças significativas entre os participantes com licenciatura e com mestrado. Relativamente às aptidões, também se verificam diferenças significativas, sendo que os participantes com formação nas áreas de Economia e de Engenharia apresentam resultados médios significativamente mais altos nos testes de raciocínio indutivo e numérico do que os da área de Direito. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas entre os participantes das três áreas de formação nos resultados no teste de raciocínio verbal. De acordo com os resultados deste estudo, os resultados nos testes de raciocínios indutivo e verbal são mais altos nos participantes com mestrado em relação aos com licenciatura.The importance of the study of vocational choice is related to the importance of the individual choosing the academic area with which they most identify, beginning to trace a path to a life of success, happiness and self-fulfillment (Gaspar, 2018). Career counseling helps individuals to do more informed career choices, taking into account their underlying attributes, their development and the contextual influences to which they are subjected. By analyzing the results obtained with the administration of a personality questionnaire designed to describe behavioral preferences at work, the Occupational Personality Questionnaire (OPQr32), and of verbal, numerical and inductive reasoning tests , the present paper has the objective of studying the interaction of personality and ability with three distinct academic disciplines: Law, Economics and Engineering. In addition, we seek to understand if there are differences in personality traits and abilities level between undergraduate participants and participants that have obtained a master’s degree. The results of this study show significant differences between the average results in the personality questionnaire in various dimensions obtained by participants from the three fields of study. In addition, it is also possible to realize that some personality dimensions show significant differences between undergraduates and participants with a master’s degree. Regarding abilities, there are also significant differences: the participants from Economics and Engineering fields present significantly higher average results in inductive and numerical reasoning than those from the Law field of study. However, no significant differences were found between the three academic areas in what results on verbal reasoning test concerns. According to the results of this study, the results on inductive and verbal reasoning tests increase from undergraduate to master’s degree.Alves, Maria Isabel de Araújo Paredes HortaRepositório da Universidade de LisboaGião, Beatriz Soares de Sequeira2020-02-04T10:11:44Z20192019-10-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41562TID:202465306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:48.351410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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