A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Carolina Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9600
Resumo: A matemática é considerada como uma ciência do raciocínio lógico, cujas manifestações são bem visíveis no dia-a-dia de todos os indivíduos. Em contexto escolar reduzir a aprendizagem de conceitos matemáticos à mera resolução de exercícios retira o desafio inerente a uma aula e conduz à desmotivação das crianças/alunos e consideramos que deve ser dada relevância à História da Matemática e às histórias com Matemática complementando e motivando as crianças/alunos. O educador/professor deve elaborar e implementar estratégias que incluam atividades criativas, apelativas e enriquecedoras com as quais a criança/aluno sinta prazer em aprender. Através destas atividades a criança/aluno gostará mais dos conteúdos matemáticos pois terá uma perspetiva mais prática e lúdica e não uma ideia tão teórica e complexa, como, por vezes, é sentida por muitos. Apresentamos neste trabalho as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de acordo com esta perspetiva, assim como algumas propostas que poderão ser implementadas nestes contextos. Tendo em conta a faixa etária do grupo/turma que nos foi atribuído optámos por dar mais ênfase às histórias com matemática do que à História da Matemática. Por observação direta das crianças/alunos constatámos que mostraram entusiasmo e com vontade de aprender mais, solicitando, insistentemente, mais histórias e indicando personagens que queriam ver retratados.
id RCAP_453a7aaf9d8eb7bd4f82e47141c125d4
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoHistória da Matemáticaexperiência de ensinoA matemática é considerada como uma ciência do raciocínio lógico, cujas manifestações são bem visíveis no dia-a-dia de todos os indivíduos. Em contexto escolar reduzir a aprendizagem de conceitos matemáticos à mera resolução de exercícios retira o desafio inerente a uma aula e conduz à desmotivação das crianças/alunos e consideramos que deve ser dada relevância à História da Matemática e às histórias com Matemática complementando e motivando as crianças/alunos. O educador/professor deve elaborar e implementar estratégias que incluam atividades criativas, apelativas e enriquecedoras com as quais a criança/aluno sinta prazer em aprender. Através destas atividades a criança/aluno gostará mais dos conteúdos matemáticos pois terá uma perspetiva mais prática e lúdica e não uma ideia tão teórica e complexa, como, por vezes, é sentida por muitos. Apresentamos neste trabalho as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de acordo com esta perspetiva, assim como algumas propostas que poderão ser implementadas nestes contextos. Tendo em conta a faixa etária do grupo/turma que nos foi atribuído optámos por dar mais ênfase às histórias com matemática do que à História da Matemática. Por observação direta das crianças/alunos constatámos que mostraram entusiasmo e com vontade de aprender mais, solicitando, insistentemente, mais histórias e indicando personagens que queriam ver retratados.Mathematics is considered as a science of logical reasoning, whose manifestations are very visible in the daily lives of all individuals. In the school context reducing learning of mathematical concepts to mere exercise solving removes the challenge inherent in a class and leads to the demotivation of children/students and we consider that relevance should be given to the history of mathematics and to stories with mathematics complementing and motivating children/students. The educator/teacher must develop and implement strategies that include creative, engaging and enriching activities with which the child / student is happy to learn. Through these activities, pupils will enjoy the mathematical content better because it will have a more practical and playful perspective and not such a theoretical and complex idea, as is sometimes felt by many. In this work, we present the activities developed during the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education, according to this perspective, as well as some proposals that may be implemented in these contexts. Given the age group / class assigned to us, we chose to put more emphasis on math stories than on the history of mathematics. Upon direct observation of pupils we found that they showed enthusiasm and willingness to learn more, insistently requesting more stories and indicating characters they wanted to see portrayed.2020-01-22T16:48:34Z2019-12-02T00:00:00Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9600porPires, Ana Carolina Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:41.324673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
Pires, Ana Carolina Figueiredo
História da Matemática
experiência de ensino
title_short A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
author Pires, Ana Carolina Figueiredo
author_facet Pires, Ana Carolina Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Carolina Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
experiência de ensino
topic História da Matemática
experiência de ensino
description A matemática é considerada como uma ciência do raciocínio lógico, cujas manifestações são bem visíveis no dia-a-dia de todos os indivíduos. Em contexto escolar reduzir a aprendizagem de conceitos matemáticos à mera resolução de exercícios retira o desafio inerente a uma aula e conduz à desmotivação das crianças/alunos e consideramos que deve ser dada relevância à História da Matemática e às histórias com Matemática complementando e motivando as crianças/alunos. O educador/professor deve elaborar e implementar estratégias que incluam atividades criativas, apelativas e enriquecedoras com as quais a criança/aluno sinta prazer em aprender. Através destas atividades a criança/aluno gostará mais dos conteúdos matemáticos pois terá uma perspetiva mais prática e lúdica e não uma ideia tão teórica e complexa, como, por vezes, é sentida por muitos. Apresentamos neste trabalho as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de acordo com esta perspetiva, assim como algumas propostas que poderão ser implementadas nestes contextos. Tendo em conta a faixa etária do grupo/turma que nos foi atribuído optámos por dar mais ênfase às histórias com matemática do que à História da Matemática. Por observação direta das crianças/alunos constatámos que mostraram entusiasmo e com vontade de aprender mais, solicitando, insistentemente, mais histórias e indicando personagens que queriam ver retratados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T00:00:00Z
2019-12-02
2020-01-22T16:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9600
url http://hdl.handle.net/10348/9600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137133432143872