Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Salomé Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11841
Resumo: A Prática Educativa Supervisionada, enquanto componente basilar da formação docente, motivou a construção do presente relatório, respeitante à prática desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com a convicção de que somente mediante o diálogo entre teoria e prática a profissionalidade docente pode ser desenvolvida, esta articulação verifica-se ao longo dos vários capítulos do texto. A escrita é semelhantemente pautada pelo carácter reflexivo, resultante da análise e problematização de situações emergentes da prática. O presente relatório inscreve-se, por conseguinte, no âmbito de uma formação que objetiva a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, conducente à reelaboração de práticas e teorias. Com efeito, espelha-se a metodologia de investigação adotada, cujas características se aproximam da investigação-ação. Neste âmbito, está patente a análise decorrente das várias fases do ciclo de investigação-ação desenvolvidas, com particular incidência na ação. Ressalva-se, todavia, que a referida fase se sustenta na planificação, observação e reflexão, dialogando continuamente com as mesmas. Almejando-se que as atividades descritas possam ser enquadradas, e uma vez que o conhecimento das especificidades dos contextos se assume fulcral para a ação que concorre para a transformação, estes são igualmente alvo de análise. Assim, evidencia-se a perspetiva socioconstrutivista, que sustentou e transcorreu a prática educativa. Neste sentido, além do papel crucial que se atribui à interação na construção de aprendizagens, nomeadamente mediante a colaboração, realça-se a aprendizagem pela ação como meio privilegiado de promoção do desenvolvimento da criança, notório na descrição e análise das atividades apresentadas.
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