Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Paulo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4248
Resumo: O estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.
id RCAP_457a24f727779cd5d4d223063e24041f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básicoReflexãoTrabalho colaborativo1.º CEBO estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências SociaisIC-OnlinePimenta, PauloPereira, Fátima2019-10-25T14:26:28Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4248porCorreia, D. V. (2016). O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1, 9-35.https://doi.org/10.25766/37ny-pw82info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:09.483553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
title Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
Pimenta, Paulo
Reflexão
Trabalho colaborativo
1.º CEB
title_short Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
title_full Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
author Pimenta, Paulo
author_facet Pimenta, Paulo
Pereira, Fátima
author_role author
author2 Pereira, Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Paulo
Pereira, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Trabalho colaborativo
1.º CEB
topic Reflexão
Trabalho colaborativo
1.º CEB
description O estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-10-25T14:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4248
url http://hdl.handle.net/10400.8/4248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, D. V. (2016). O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1, 9-35.
https://doi.org/10.25766/37ny-pw82
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974933590016