Um olhar sobre o funcionamento das unidades de apoio à multideficiência no distrito de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Filipa Maria Patrão da Cruz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/213
Resumo: Os especialistas em educação reconhecem a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá de encontro às necessidades educativas de cada aluno. A colocação dos alunos com multideficiências nas escolas não escapa à controvérsia sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. As unidades especializadas são recurso pedagógico especializado da escola destinado a alunos com multideficiência e visam a participação activa destes alunos no seu processo de aprendizagem e a vivência de experiências de sucesso. É neste contexto que o presente estudo analisa o funcionamento das unidades de apoio à multideficiência no distrito de Braga. Pelos resultados obtidos verificámos que estas unidades no geral funcionam bem e que encarregados de educação estão satisfeitos com o seu funcionamento. Constatámos também que há falta de recursos humanos, de recursos materiais e de espaços nas escolas para trabalhar com os alunos de multideficiência, o que limita todo o trabalho dos professores. Pretendemos com este estudo alertar todos os profissionais de educação para a problemática das crianças com multideficiência nas unidades especializadas, que esperam por soluções e respostas adequadas para os seus problemas.
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