A prática vocal como veículo de aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria João Gonçalves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/136273
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais".
id RCAP_45d8981cd72df22cf72b2d6e0d4dd86b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/136273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática vocal como veículo de aprendizagem musicalCantoPrática vocalEducação musicalSingingVocal PracticeMusical EducationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais".The current report was elaborated within the scope of the course unit of Supervised Teaching Practice of the Master in Music Education Teaching in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa in the school year of 2018/2019. The main purpose of this report is to describe observations and practices, and achieve a critical reflection on what was observed, taught and learned as an intern at a school of second and third cycles. The report has four chapters: the first presents the theoretical framework of music education in first, second and third teaching cycles, presenting its contextualization in the Portuguese educational system, a summary of curriculum guidelines for basic education and a pedagogical and scientific review of the benefits of vocal practice in music education. In the second chapter a brief description of the context in which the internship took place with the characterization of the school group, the school, the students and the music education rooms. In the third chapter a description and reflection on practices observed at and outside of the internship site, and the description and reflection on my practice as an intern in classes and in the development of the Project for the Day of the School Group - "Canções de Maio". Finally, in the fourth chapter, a reflection on the proposal made by the PhD Professor João Nogueira to the participation of Master students in Music Education Teaching in the research project "Cantar Mais".Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNMorais, Maria João Gonçalves de2022-04-12T16:15:58Z2022-01-282021-10-012022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/136273TID:202959287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:27Zoai:run.unl.pt:10362/136273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:40.593857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
title A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
spellingShingle A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
Morais, Maria João Gonçalves de
Canto
Prática vocal
Educação musical
Singing
Vocal Practice
Musical Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
title_full A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
title_fullStr A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
title_full_unstemmed A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
title_sort A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
author Morais, Maria João Gonçalves de
author_facet Morais, Maria João Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
Figueiredo, Isabel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria João Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Prática vocal
Educação musical
Singing
Vocal Practice
Musical Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Canto
Prática vocal
Educação musical
Singing
Vocal Practice
Musical Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais".
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
2022-04-12T16:15:58Z
2022-01-28
2022-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/136273
TID:202959287
url http://hdl.handle.net/10362/136273
identifier_str_mv TID:202959287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138087552417792