A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Ana Sofia Garcia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Veríssimo, Manuela, Machado, Paula Maló, Silva, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2846
Resumo: O objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo infl uência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional
id RCAP_45f24b3ac76780b40c847b0559ab0366
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool childrenSegurança da vinculaçãoModelos internos dinâmicosEmoçõesConhecimento emocionalIdade pré-escolarAttachment securityInternal working modelsEmotionsEmotional knowledgePreschool ageO objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo infl uência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocionalABSTRACT - The present study aims to clarify the relation between attachment representations and emotional knowledge in preschool children. One hundred seventy-six Portuguese children between 3 and 5 years old participated in the study. Quality of attachment representations was assessed using the Attachment Story Completion Task, and emotional knowledge was assessed by the Portuguese version of the Affect Knowledge Test. Our results suggest that children with secure internal working models show more emotional knowledge. No differences were found regarding verbal ability. These fi ndings suggest that children with secure internal working models experience warmer relationships with their caregivers, sharing and discussing emotional experiences in an open and supportive way, allowing them to experience greater emotional knowledge.Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório do ISPARebelo, Ana Sofia GarciaVeríssimo, ManuelaMachado, Paula MalóSilva, Filipa2014-05-15T08:53:12Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2846porPsicologia: Reflexão e Crítica. 26(3), 591-598.0102-7972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:44Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:47.923716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
title A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
spellingShingle A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
Rebelo, Ana Sofia Garcia
Segurança da vinculação
Modelos internos dinâmicos
Emoções
Conhecimento emocional
Idade pré-escolar
Attachment security
Internal working models
Emotions
Emotional knowledge
Preschool age
title_short A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
title_full A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
title_fullStr A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
title_full_unstemmed A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
title_sort A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar = Internal models and emotional knowledge in preschool children
author Rebelo, Ana Sofia Garcia
author_facet Rebelo, Ana Sofia Garcia
Veríssimo, Manuela
Machado, Paula Maló
Silva, Filipa
author_role author
author2 Veríssimo, Manuela
Machado, Paula Maló
Silva, Filipa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Ana Sofia Garcia
Veríssimo, Manuela
Machado, Paula Maló
Silva, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança da vinculação
Modelos internos dinâmicos
Emoções
Conhecimento emocional
Idade pré-escolar
Attachment security
Internal working models
Emotions
Emotional knowledge
Preschool age
topic Segurança da vinculação
Modelos internos dinâmicos
Emoções
Conhecimento emocional
Idade pré-escolar
Attachment security
Internal working models
Emotions
Emotional knowledge
Preschool age
description O objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo infl uência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-15T08:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2846
url http://hdl.handle.net/10400.12/2846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. 26(3), 591-598.
0102-7972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130069016248320