"Last minute creativity!" the role of active delay and flow in the relation between self-leadership and individual creativity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno Miguel Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23590
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling "Last minute creativity!" the role of active delay and flow in the relation between self-leadership and individual creativityAuto-liderançaMotivaçãoEstratégias comportamentaisTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Self-Leadership, a general combination of self-regulatory strategies, has been related to individual creativity, often defined as the production of novel, useful and adequate ideas. Despite having been related, there are some questions regarding the relation between self-leadership and creativity that still need further clarification. Namely, the role that active delay and flow play in this relation. Considering this, this study aims to understand how these variables relate to each other. Given the above, the present study considered the existence of a sequential mediation between self-leadership, active delay, flow and ultimately individual creativity. To do so, 87 Portuguese undergraduate psychology students participated in a two time point study. Regarding the mediation model presented, the results were not significant. However, evidence was found regarding the positive relation between self-leadership and flow. In this way, the present study contributes to the emergence of a new relationship, and draws attention for the need for further investigation concerning the relation between self-leadership and individual creativity and the role of the construct of active delay on this relation, because, despite the inconclusive results here presented, the relation cannot be yet discarded.A Auto-liderança, definida como um conjunto de estratégias de auto-regulação, contempla três dimensões distintas: estratégias comportamentais, de recompensa natural, e de padrões de pensamento construtivo. Estas estratégias têm como objetivo potenciar a auto-motivação necessária para desempenhar as respetivas tarefas com sucesso (Manz & Neck, 2004). Nos últimos anos, a auto-liderança tem vindo a ser relacionada com a criatividade individual (Manz & Sims, 2001; Carmeli, Meitar & Weisberg, 2006), habitualmente definida como a produção de ideias originais, uteis e aplicáveis (Zhou & Su, 2010). Contudo, apesar da relação argumentada, existem ainda questões relativas à relação entre a auto-liderança e criatividade que precisam de um maior esclarecimento. Nomeadamente, perceber o papel que o adiamento ativo (e.g Kim & Seo, 2013) e o flow (Csikszentmihalyi, 2000; Csikszentmihalyi, 2013) desempenham nesta relação. Perante isto, este estudo tem como objetivo compreender como estas variáveis se relacionam entre si. O adiamento ativo é uma variável ainda pouco estudada que deriva da procrastinação, vista como uma falha de auto-regulação associada a mecanismos ego-defensivos, que permitem aos indivíduos justificarem potenciais fracassos ao nível das tarefas que desempenham (Ferrari & Tice, 2000). Por seu turno, o adiamento ativo, previamente intitulado de procrastinação ativa, é tido como uma estratégia usada por indivíduos que adiam as suas atividades propositadamente, focando-se noutras tarefas, pois se sentem mais motivados e comprometidos com o trabalho, quando se encontram sobre pressão (Chu & Choi, 2005). É visto como um fenómeno multifacetado que inclui fatores cognitivos (decisão de adiar a tarefa); fatores afetivos (preferência pela pressão), e fatores comportamentais (cumprem os prazos), originando resultados positivos (Chu & Choi, 2005). Tendo isto em conta, o adiamento ativo pode ser considerado e estar relacionado com algumas estratégias de auto-regulação eficazes (Corkin, , Yu, & Lindt, 2011; Seo, 2013). Os resultados de um recente estudo, apontaram para uma a possível relação entre estratégias de adiamento ativo e a entrada no estado de flow (Kim e Seo, 2013). Este último, o flow, é entendido como um estado de concentração máximo, despoletado pela emergência de um desafio, que é percebido como possível de ultrapassar. Desta forma, atinge-se um equilíbrio entre as nossas capacidades e o desafio em mãos, que, por sua vez, nos faz entrar num estado de absorção com a tarefa (Nakamura & Csikszentmihalyi, 2000). Em suma, considerando que (1) existe uma relação entre a auto-liderança e a criatividade individual (Manz & Sims, 2001; Carmeli, Meitar & Weisberg, 2006), que (2), o adiamento ativo, à semelhança das estratégias de auto-liderança, poder ser visto como uma estratégia auto-regulada adaptativa para determinados indivíduos (Corkin, , Yu, & Lindt, 2011; Seo, 2013), que (3), este, por sua vez está positivamente relacionado com o flow (Kim e Seo, 2013) e, que (4), a literatura aponta para a existência de uma relação facilitadora de criatividade, quando um individuo experiencia o estado de flow (MacDonald, 2006; Hamilton, 2013), construiu-se o modelo que se propôs estudar. Assim, no presente estudo foi examinada a relação entre auto-liderança e criatividade individual, mediada dupla e sequencialmente pelo adiamento ativo e o flow, respetivamente, em 87 estudantes portugueses do 2º ano da licenciatura em psicologia da universidade de lisboa. Por forma a aceder às referidas variáveis, a recolha de dados foi dividida em duas fases no tempo. Na primeira fase foram distribuídos pelos participantes questionários de auto-reporte contendo três seções. A primeira remetia para a auto-liderança (Marques-Quinteiro, Curral & Passos, 2011); a segunda parte procurava aceder ao nível de adiamento ativo de cada participante (Choi & Moran, 2009), e a terceira e, última parte, referia-se a dados demográficos e caracterização da amostra. Após completarem o questionário, era-lhes entregue um caso prático que cada participante deveria resolver no prazo de três semanas (altura da segunda recolha). Na segunda fase, a recolha de dados contemplou uma nova distribuição, pelos participantes, de um novo questionário de auto-reporte sobre a variável flow (Gouveia, Pais-Ribeiro, Maruqes & Carvalho, 2012). Paralelamente recolheram-se as respostas ao caso prático, posteriormente avaliadas por dois especialistas na área, para acederem ao nível de criatividade das respostas (Braia, Curral & Gomes, 2015). No que concerne ao modelo de mediação apresentado, os resultados não se mostraram significativos. No entanto, foram encontradas algumas evidências de uma relação positiva entre a auto-liderança e flow, i.e. quanto maior for a tendência para uma pessoa usar estratégias de auto-liderança, maior será a probabilidade de no decorrer dessas mesmas tarefas experienciar o estado de fluxo. Para além disto, os resultados sugerem que a auto-liderança poderá predizer o flow. Não obstante, esta é ainda uma relação pouco documentada em anteriores estudos, precisando de uma melhor clarificação futura. Desta forma, o presente estudo contribui para a emergência de uma nova relação (auto-liderança e flow), e chama a atenção para a necessidade de mais investigação no que toca a relação entre a auto-liderança e criatividade individual e o papel do adiamento ativo nesta relação, porque, apesar de os resultados inconclusivos apresentados, a relação não ser ainda pode descartada. As principais limitações do presente estudo prendem-se com o caso prático. Nomeadamente, utilizou-se um caso prático que não apresentava qualquer peso na nota final dos alunos na cadeira, por isto, poderá ter sido negligenciada a sua importância por parte dos sujeitos. Para além disto, poderia ser menos indicado para este público-alvo, i.e. era um caso prático no qual se pediam ideias criativas para uma melhor gestão de um espaço teatral. Assim sendo, ainda que seja um caso geral sobre a área, bem como seja algo recorrente em campanhas de ideias pedidas ao público em geral, o desempenho pode ter sido influenciado pelo nível de conhecimento em gestão e não no nível de criatividade individual, o que torna difícil conseguir diferenciar participantes. Assim, futuramente, sugere-se que a tarefa apresentada aos participantes deva ter peso avaliativo bem como deva ser aplicada ao contexto de trabalho dos mesmos, isto tendo em conta o modelo de criatividade de Amabile (1983) que prevê que as competências no domínio específico sejam relevantes e imprescindíveis para um desempenho criativo (Amabile, 1983). De igual maneira, outras formas de aceder a criatividade individual devem ser tentadas, explorando igualmente outros métodos para avaliar as outras variáveis aqui estudadas e que não apresentaram os resultados esperados.Curral, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Nuno Miguel Almeida2016-05-03T09:56:40Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23590enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:54.674171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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