Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12528 |
Resumo: | Este trabalho insere-se no âmbito da temática da epilepsia, incidindo mais especificamente na síndrome de Rasmussen, desordem neurológica rara e progressiva caracterizada por ataques epilépticos frequentes e severos com perda de habilidades motoras. Sendo esta síndrome ainda pouco estudada tal constitui per si motivação para a aprofundar. Assim, partindo da constatação empírica de que a epilepsia interfere com as aquisições académicas de um jovem com síndrome de Rasmussen, pretendemos verificar em que medida a aplicação de um programa de competências de leitura e escrita poderá contribuir para aumentar os seus níveis de sucesso nas várias áreas curriculares, influenciando a sua qualidade de vida. Dado o contexto de investigação, a metodologia escolhida foi o estudo de caso, pelo facto do problema em estudo se situar muito próximo da nossa realidade. Trata-se de um jovem aluno de onze anos portador de síndrome de Rasmussen, sujeito a uma hemisferectomia, que levou ao controle da atividade cerebral – crises epiléticas. Com aplicação do programa de competências de leitura e escrita o aluno melhorou significativamente na capacidade de descodificação de enunciados e conseguiu parcialmente ultrapassar as suas dificuldades na expressão escrita. Podemos concluir das vantagens que um programa deste tipo pôde trazer ao jovem, nomeadamente ao permitir-lhe aceder com sucesso ao restante currículo escolar. |
id |
RCAP_475e32289b370c72d23a4917294c5bdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de RasmussenEducação EspecialCompetências da LeituraCompetências da EscritaEpilepsiaCrianças DeficientesEste trabalho insere-se no âmbito da temática da epilepsia, incidindo mais especificamente na síndrome de Rasmussen, desordem neurológica rara e progressiva caracterizada por ataques epilépticos frequentes e severos com perda de habilidades motoras. Sendo esta síndrome ainda pouco estudada tal constitui per si motivação para a aprofundar. Assim, partindo da constatação empírica de que a epilepsia interfere com as aquisições académicas de um jovem com síndrome de Rasmussen, pretendemos verificar em que medida a aplicação de um programa de competências de leitura e escrita poderá contribuir para aumentar os seus níveis de sucesso nas várias áreas curriculares, influenciando a sua qualidade de vida. Dado o contexto de investigação, a metodologia escolhida foi o estudo de caso, pelo facto do problema em estudo se situar muito próximo da nossa realidade. Trata-se de um jovem aluno de onze anos portador de síndrome de Rasmussen, sujeito a uma hemisferectomia, que levou ao controle da atividade cerebral – crises epiléticas. Com aplicação do programa de competências de leitura e escrita o aluno melhorou significativamente na capacidade de descodificação de enunciados e conseguiu parcialmente ultrapassar as suas dificuldades na expressão escrita. Podemos concluir das vantagens que um programa deste tipo pôde trazer ao jovem, nomeadamente ao permitir-lhe aceder com sucesso ao restante currículo escolar.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSoares, Rosa Maria Breda Gameiro2016-03-17T15:34:02Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12528202551385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:50.362438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
title |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
spellingShingle |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen Soares, Rosa Maria Breda Gameiro Educação Especial Competências da Leitura Competências da Escrita Epilepsia Crianças Deficientes |
title_short |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
title_full |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
title_fullStr |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
title_full_unstemmed |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
title_sort |
Contributo de um programa de competências de leitura e escrita para um jovem com síndrome de Rasmussen |
author |
Soares, Rosa Maria Breda Gameiro |
author_facet |
Soares, Rosa Maria Breda Gameiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Rosa Maria Breda Gameiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Competências da Leitura Competências da Escrita Epilepsia Crianças Deficientes |
topic |
Educação Especial Competências da Leitura Competências da Escrita Epilepsia Crianças Deficientes |
description |
Este trabalho insere-se no âmbito da temática da epilepsia, incidindo mais especificamente na síndrome de Rasmussen, desordem neurológica rara e progressiva caracterizada por ataques epilépticos frequentes e severos com perda de habilidades motoras. Sendo esta síndrome ainda pouco estudada tal constitui per si motivação para a aprofundar. Assim, partindo da constatação empírica de que a epilepsia interfere com as aquisições académicas de um jovem com síndrome de Rasmussen, pretendemos verificar em que medida a aplicação de um programa de competências de leitura e escrita poderá contribuir para aumentar os seus níveis de sucesso nas várias áreas curriculares, influenciando a sua qualidade de vida. Dado o contexto de investigação, a metodologia escolhida foi o estudo de caso, pelo facto do problema em estudo se situar muito próximo da nossa realidade. Trata-se de um jovem aluno de onze anos portador de síndrome de Rasmussen, sujeito a uma hemisferectomia, que levou ao controle da atividade cerebral – crises epiléticas. Com aplicação do programa de competências de leitura e escrita o aluno melhorou significativamente na capacidade de descodificação de enunciados e conseguiu parcialmente ultrapassar as suas dificuldades na expressão escrita. Podemos concluir das vantagens que um programa deste tipo pôde trazer ao jovem, nomeadamente ao permitir-lhe aceder com sucesso ao restante currículo escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-17T15:34:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12528 202551385 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12528 |
identifier_str_mv |
202551385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013699670016 |