A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Sara Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, J. António, Ferreira, António Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13395
Resumo: Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.
id RCAP_476c25a080559613900913b354775bdc
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidadeThe integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th century to the present dayPortugalTecnologiaDigitalEducaçãoEnsino básico e secundárioTechnologyDigitalEducationBasic and secondary educationEste trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.This systematic literature review aims to analyze the pedagogical experiences with the use of technologies in Portugal between the seventies of the twentieth century and today. It sought to understand how they were introduced into school over fifty years. A total of 47 articles were selected and analyzed from the SCOPUS, SCIELO and Web of Science indexing databases. It was found that, despite a certain conservatism very focused on the instrumental use of technology, more practices with pedagogical intent and more focused on the active participation of students have been implemented in recent years, highlighting the growing importance of teacher training in this field of digital technologies, with the aim of making teachers more competent and fluent in the pedagogical use of digital tools.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. AntónioFerreira, António Gomes2023-02-13T15:38:12Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13395porDIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & Ferreira, António Gomes (2021). A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade. Obra Digital, 21. 93-1122014-5039https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.985755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
The integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th century to the present day
title A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
spellingShingle A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
Trindade, Sara Dias
Portugal
Tecnologia
Digital
Educação
Ensino básico e secundário
Technology
Digital
Education
Basic and secondary education
title_short A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
title_full A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
title_fullStr A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
title_full_unstemmed A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
title_sort A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
author Trindade, Sara Dias
author_facet Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
author_role author
author2 Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
Ferreira, António Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
Tecnologia
Digital
Educação
Ensino básico e secundário
Technology
Digital
Education
Basic and secondary education
topic Portugal
Tecnologia
Digital
Educação
Ensino básico e secundário
Technology
Digital
Education
Basic and secondary education
description Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-13T15:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13395
url http://hdl.handle.net/10400.2/13395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & Ferreira, António Gomes (2021). A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade. Obra Digital, 21. 93-112
2014-5039
https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135117902348288