A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13395 |
Resumo: | Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital. |
id |
RCAP_476c25a080559613900913b354775bdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidadeThe integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th century to the present dayPortugalTecnologiaDigitalEducaçãoEnsino básico e secundárioTechnologyDigitalEducationBasic and secondary educationEste trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.This systematic literature review aims to analyze the pedagogical experiences with the use of technologies in Portugal between the seventies of the twentieth century and today. It sought to understand how they were introduced into school over fifty years. A total of 47 articles were selected and analyzed from the SCOPUS, SCIELO and Web of Science indexing databases. It was found that, despite a certain conservatism very focused on the instrumental use of technology, more practices with pedagogical intent and more focused on the active participation of students have been implemented in recent years, highlighting the growing importance of teacher training in this field of digital technologies, with the aim of making teachers more competent and fluent in the pedagogical use of digital tools.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. AntónioFerreira, António Gomes2023-02-13T15:38:12Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13395porDIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & Ferreira, António Gomes (2021). A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade. Obra Digital, 21. 93-1122014-5039https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.985755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade The integration of technology in basic and secondary education in Portugal from the 70s of the 20th century to the present day |
title |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
spellingShingle |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade Trindade, Sara Dias Portugal Tecnologia Digital Educação Ensino básico e secundário Technology Digital Education Basic and secondary education |
title_short |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
title_full |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
title_fullStr |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
title_sort |
A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade |
author |
Trindade, Sara Dias |
author_facet |
Trindade, Sara Dias Moreira, J. António Ferreira, António Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António Ferreira, António Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Sara Dias Moreira, J. António Ferreira, António Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portugal Tecnologia Digital Educação Ensino básico e secundário Technology Digital Education Basic and secondary education |
topic |
Portugal Tecnologia Digital Educação Ensino básico e secundário Technology Digital Education Basic and secondary education |
description |
Este trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-02-13T15:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13395 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & Ferreira, António Gomes (2021). A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidade. Obra Digital, 21. 93-112 2014-5039 https://doi.org/10.25029/od.2021.319.21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135117902348288 |