Narrativas da educação estética–num algures global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4334
Resumo: Este artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo.
id RCAP_476da72d53befa1941cec966b1629ef9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas da educação estética–num algures globalNarratives of aesthetic education – in a global somewhereEstéticaEducaçãoÉticaComplexidadeGlobalizaçãoAestheticsEducationEthicsComplexityGlobalization.Faculdade de Artes e HumanidadesEste artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo.This article aims to “meander” among several theories from aesthetic, artistic and educational fields to build an ontological narrative about what we can really understand today as aesthetic education. To do so, we develop commentaries to some thinkers, such as G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, to comprehend globalization as a complex concept, and how it affects our understanding of aesthetics as philosophical field of knowledge, but also as sensitive experience, as aesthesis. But, this article also, and above all, enquires how aesthetic education can effectively and positively act in the global world we live in, through a contemporary aesthetic “gaze”, with its diversity of points of view and fields of study.Conservatório - Escola Profissional das Artes da MadeiraDigitUMaValente, Carlos2022-06-17T14:25:39Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4334porValente, C. (2018). Narrativas da educação estética–num algures global= Narratives of aesthetic education – in a global somewhere. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(2), 27-42. DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v8i2.10610.34639/rpea.v8i2.106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:15.629271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas da educação estética–num algures global
Narratives of aesthetic education – in a global somewhere
title Narrativas da educação estética–num algures global
spellingShingle Narrativas da educação estética–num algures global
Valente, Carlos
Estética
Educação
Ética
Complexidade
Globalização
Aesthetics
Education
Ethics
Complexity
Globalization
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Narrativas da educação estética–num algures global
title_full Narrativas da educação estética–num algures global
title_fullStr Narrativas da educação estética–num algures global
title_full_unstemmed Narrativas da educação estética–num algures global
title_sort Narrativas da educação estética–num algures global
author Valente, Carlos
author_facet Valente, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Educação
Ética
Complexidade
Globalização
Aesthetics
Education
Ethics
Complexity
Globalization
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Estética
Educação
Ética
Complexidade
Globalização
Aesthetics
Education
Ethics
Complexity
Globalization
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Este artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2022-06-17T14:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4334
url http://hdl.handle.net/10400.13/4334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, C. (2018). Narrativas da educação estética–num algures global= Narratives of aesthetic education – in a global somewhere. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(2), 27-42. DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v8i2.106
10.34639/rpea.v8i2.106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira
publisher.none.fl_str_mv Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129950522966016