Narrativas da educação estética–num algures global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4334 |
Resumo: | Este artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo. |
id |
RCAP_476da72d53befa1941cec966b1629ef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4334 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas da educação estética–num algures globalNarratives of aesthetic education – in a global somewhereEstéticaEducaçãoÉticaComplexidadeGlobalizaçãoAestheticsEducationEthicsComplexityGlobalization.Faculdade de Artes e HumanidadesEste artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo.This article aims to “meander” among several theories from aesthetic, artistic and educational fields to build an ontological narrative about what we can really understand today as aesthetic education. To do so, we develop commentaries to some thinkers, such as G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, to comprehend globalization as a complex concept, and how it affects our understanding of aesthetics as philosophical field of knowledge, but also as sensitive experience, as aesthesis. But, this article also, and above all, enquires how aesthetic education can effectively and positively act in the global world we live in, through a contemporary aesthetic “gaze”, with its diversity of points of view and fields of study.Conservatório - Escola Profissional das Artes da MadeiraDigitUMaValente, Carlos2022-06-17T14:25:39Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4334porValente, C. (2018). Narrativas da educação estética–num algures global= Narratives of aesthetic education – in a global somewhere. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(2), 27-42. DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v8i2.10610.34639/rpea.v8i2.106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:15.629271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas da educação estética–num algures global Narratives of aesthetic education – in a global somewhere |
title |
Narrativas da educação estética–num algures global |
spellingShingle |
Narrativas da educação estética–num algures global Valente, Carlos Estética Educação Ética Complexidade Globalização Aesthetics Education Ethics Complexity Globalization . Faculdade de Artes e Humanidades |
title_short |
Narrativas da educação estética–num algures global |
title_full |
Narrativas da educação estética–num algures global |
title_fullStr |
Narrativas da educação estética–num algures global |
title_full_unstemmed |
Narrativas da educação estética–num algures global |
title_sort |
Narrativas da educação estética–num algures global |
author |
Valente, Carlos |
author_facet |
Valente, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Educação Ética Complexidade Globalização Aesthetics Education Ethics Complexity Globalization . Faculdade de Artes e Humanidades |
topic |
Estética Educação Ética Complexidade Globalização Aesthetics Education Ethics Complexity Globalization . Faculdade de Artes e Humanidades |
description |
Este artigo propõe-se “deambular” por entre diversas teorias do foro estético, artístico e educacional para construir uma narrativa ontológica acerca daquilo que é possível entender, hoje, como educação estética. Para o fazer, apoia-se no comentário a diversos pensadores, tais como G. Lipovetsky, J. Serroy, G. Spivak, E. Morin, J. Dewey, N. Bourriaud e K. Mandoki, com o fim de entender a globalização enquanto conceito complexo, e de que modo este condiciona o nosso entendimento da estética, enquanto área do saber filosófico, mas também enquanto experiência do sensível, ou aesthesis. Mas também este artigo procura, sobretudo, indagar como a educação estética pode agir efetiva e positivamente no mundo global em que vivemos, através de um “olhar” estético contemporâneo, com a sua diversidade de pontos de vista e campos de estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z 2022-06-17T14:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4334 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valente, C. (2018). Narrativas da educação estética–num algures global= Narratives of aesthetic education – in a global somewhere. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(2), 27-42. DOI: https://doi.org/10.34639/rpea.v8i2.106 10.34639/rpea.v8i2.106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129950522966016 |