A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Joaquim António
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3495
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_476e60bbb0b9d5316b401281c1111607
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3495
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar no contexto da escola inclusivaBibliotecas escolaresProfessor bibliotecárioTrabalho colaborativoEscolaNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaSchool libraryTeacher librarianSpecial educationCollaborative workDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaA biblioteca escolar pode e deve fazer a diferença, fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas, capazes de utilizar diferentes ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das conceções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no processo ensino/aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Assim, todos os alunos devem ser incentivados para a utilização da biblioteca escolar, não como atividade marginal ou secundária, mas como estando no centro do desenvolvimento curricular e formativo. A biblioteca escolar apresenta-se hoje como um centro de recursos informacionais e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, tornando-se responsável, em grande medida, pela promoção e desenvolvimento das competências de leitura e literacia, que permitirão aos alunos, a integração efetiva e profícua na sociedade do conhecimento. O trabalho colaborativo, nomeadamente entre o professor bibliotecário e os restantes professores da escola, incluindo os que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, surge também nos novos paradigmas educacionais como promotor de mudança na escola, fomentando práticas educativas inovadoras, tornando-se fator de desenvolvimento profissional e de construção de comunidades de aprendizagem. Tendo em consideração o contexto descrito, o nosso estudo, desenvolvido no concelho de Amarante, pretendeu analisar o modo como os professores de educação especial e os professores bibliotecários perspetivam a biblioteca escolar no âmbito do trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais.The school library can make a difference by promoting free access to knowledge. Therefore the school library also develops users’ skills enabling them to exploit other kinds of libraries and different sorts of tools that could be integrated into their professional and social environment. Current pedagogical theories have increased the role of the student in the teaching/learning process. Learning is based on searching for, questioning, handling and applying information in real world scenarios. In this sense, all students should be encouraged to use the school library instead of considering it as a marginal or secondary activity since it is at the center of the learning curriculum. Currently, the school library is considered a center of information resources and a vital part of the teaching/learning process. The SL is largely responsible for the promotion and development of literacy and reading skills that will allow an effective and fruitful integration of students into the knowledge society. Collaborative work between the teacher librarian and other teaching staff, including those who work with students with special needs, can be considered within the new educational paradigms as a changing element for schools, fostering innovative educational practices while contributing to the development of professional skills and learning communities. In this sense, this study is based on examining the conceptions of special education teachers and teacher librarians perceive the scholar library at Amarante municipality in the context of working with students with special educational needs.Bastos, GlóriaRepositório AbertoPinheiro, Joaquim António2014-11-17T10:04:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3495TID:201139774porPinheiro, Joaquim António - A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 165 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:45.365280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
title A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
spellingShingle A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
Pinheiro, Joaquim António
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Trabalho colaborativo
Escola
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
School library
Teacher librarian
Special education
Collaborative work
title_short A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
title_full A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
title_fullStr A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
title_full_unstemmed A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
title_sort A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva
author Pinheiro, Joaquim António
author_facet Pinheiro, Joaquim António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Joaquim António
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Trabalho colaborativo
Escola
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
School library
Teacher librarian
Special education
Collaborative work
topic Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Trabalho colaborativo
Escola
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
School library
Teacher librarian
Special education
Collaborative work
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-17T10:04:52Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3495
TID:201139774
url http://hdl.handle.net/10400.2/3495
identifier_str_mv TID:201139774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro, Joaquim António - A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 165 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135018340057088