A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27292 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
id |
RCAP_484b9e261fde934c49ebee4020953c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/27292 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander PortugalComunicação estratégica;relações públicas;liderança;engagement;método misto;Strategic communication;public relations;leadership;engagement;mixed methodDissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoA investigação científica tem revelado que o estilo de comunicação dos líderes pode inspirar os colaboradores, através de um clima de comunicação com apoio emocional. O objetivo deste trabalho é compreender como é que os líderes usam a comunicação no engagement dos colaboradores na Aegon Santander Portugal. Pretende-se com esta investigação, contribuir para o conhecimento e desenvolvimento do estudo da comunicação de liderança que melhor contribui para o engagement dos colaboradores. A pesquisa é enquadrada por uma abordagem epistemológica interpretativa interacionista simbólica (Blumer, 1986), usando o modelo de engagement (Dhanesh, 2017). Recorrendo a um estudo de caso, este trabalho decorre do método misto sequencial exploratório, conduzido em três etapas. Começou por ser elaborado o guião de entrevista, sendo de seguida realizadas as entrevistas com perguntas abertas, à equipa de gestão da ASP, após as quais se procedeu à respetiva análise qualitativa. A segunda etapa incidiu na recolha e análise dos dados quantitativos, através da aplicação de um inquérito por questionário com perguntas fechadas dirigido a todos os colaboradores da ASP, e por fim, 2 procedeu-se à interpretação dos dados recolhidos. As principais conclusões obtidas revelam que o líder desempenha um papel primordial enquanto motivador e gestor de relacionamentos e pessoas. A principal qualidade de um excelente líder, é a comunicação e a capacidade de relação com os outros, numa equação sine qua non para o estabelecimento de engagement com os colaboradores, fazendo-os sentirem-se reconhecidos e valorizados. Os resultados evidenciam que a comunicação é a cola emocional que potencia a alta performance na ASP. A perceção geral dos colaboradores em termos de engagement é elevada. A maioria dos colaboradores confirma que a gestão e capacidade de comunicação é a dimensão que consideram mais relevante para sentirem um maior grau de engagement com o líder.Scientific research has revealed that leaders' communication style can inspire employees through an emotionally supportive communication climate. The objective of this work is to understand how leaders use communication in employee engagement at Aegon Santander Portugal. The aim of this investigation is to contribute to the knowledge and development of the study of leadership communication that best contributes to employee engagement. The research is framed by a symbolic interactionist interpretative epistemological approach (Blumer, 1986), using the engagement model (Dhanesh, 2017). Using a case study, this work stems from the exploratory sequential mixed method, conducted in three stages. The interview guide was first prepared, followed by interviews with open questions to the ASP management team, after which the respective qualitative analysis was carried out. The second stage focused on the collection and analysis of quantitative data, through the application of a questionnaire survey with closed questions addressed to all ASP employees, and finally, the interpretation of the collected data was carried out. The main conclusions obtained reveal that the leader plays a key role as a motivator and manager of relationships and people. The main quality of an excellent leader is communication and the ability to relate to others, a sine qua non equation for establishing engagement with employees, making them feel recognized and valued. The results show that communication is the emotional glue that enhances high performance in ASP. The general perception of employees in terms of engagement is high. Most employees confirm that management and communication skills are the dimension they consider most relevant to feel a greater degree of engagement with the leader.Sónia Margarida Pedro SebastiãoRepositório da Universidade de LisboaCosta, Sandra Judite Rodrigues Gonçalves da2023-02-16T11:01:55Z2022-11-282022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27292TID:203210093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:22:28Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/27292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:22:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
title |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
spellingShingle |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal Costa, Sandra Judite Rodrigues Gonçalves da Comunicação estratégica; relações públicas; liderança; engagement; método misto; Strategic communication; public relations; leadership; engagement; mixed method |
title_short |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
title_full |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
title_fullStr |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
title_full_unstemmed |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
title_sort |
A comunicação do líder e o engagement dos colaboradores. Estudo de caso da Aegon Santander Portugal |
author |
Costa, Sandra Judite Rodrigues Gonçalves da |
author_facet |
Costa, Sandra Judite Rodrigues Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sónia Margarida Pedro Sebastião Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Judite Rodrigues Gonçalves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação estratégica; relações públicas; liderança; engagement; método misto; Strategic communication; public relations; leadership; engagement; mixed method |
topic |
Comunicação estratégica; relações públicas; liderança; engagement; método misto; Strategic communication; public relations; leadership; engagement; mixed method |
description |
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 2022-11-28T00:00:00Z 2023-02-16T11:01:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27292 TID:203210093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27292 |
identifier_str_mv |
TID:203210093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549505652850688 |