"INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Barros Rodrigues dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3897
Resumo: Introdução: Os cimentos provisórios devem fornecer uma retenção adequada que permita manter a coroa durante a função, sendo a força retentiva dos cimentos um fator importante na retenção de uma restauração. O teste de tração é um dos testes mais utilizados para testar a retenção da coroa ao pilar por cimentos provisórios. Objetivos: O principal objetivo deste estudo é avaliar a força de retenção de coroas acrílicas, cimentadas a pilares de titânio e zircónia, com diferentes cimentos provisórios existentes no mercado, de acordo com grupo onde se inserem e comparar os resultados com outros estudos já realizados. Materiais e métodos: 3 cimentos provisórios (Temp-Bond NETM, Fuji TEMP LTTM e Telio® Link) foram utilizados para cimentar coroas de polimetilmetacrilato a pilares de titânio e zircónia. Cada conjunto análogo-pilar-coroa foi sujeito a forças de tração para remoção da coroa do pilar. O momento de separação da coroa do pilar foi registado e comparado com as restantes amostras. Resultados: Os pilares de titânio obtiveram valor médio de capacidade de retenção mais elevada em comparação com os pilares de zircónia. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas na capacidade de retenção da marca Telio® Link e as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Não foram observadas diferenças entre as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Foram também identificados efeitos estatisticamente significativos de interação entre o pilar e a marca. Conclusão: O cimento resinoso testado apresenta uma capacidade de retenção superior, comparando com as restantes marcas, em ambos os pilares. Fica ao critério do clínico utilizar um determinado tipo de cimento, de acordo com a situação em questão.
id RCAP_485ec7c3ae9a112089fe09057c8c0d89
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"CimentaçãoRetençãoForça de traçãoCimentos provisóriosPilar de titânioPilar de zircóniaIntrodução: Os cimentos provisórios devem fornecer uma retenção adequada que permita manter a coroa durante a função, sendo a força retentiva dos cimentos um fator importante na retenção de uma restauração. O teste de tração é um dos testes mais utilizados para testar a retenção da coroa ao pilar por cimentos provisórios. Objetivos: O principal objetivo deste estudo é avaliar a força de retenção de coroas acrílicas, cimentadas a pilares de titânio e zircónia, com diferentes cimentos provisórios existentes no mercado, de acordo com grupo onde se inserem e comparar os resultados com outros estudos já realizados. Materiais e métodos: 3 cimentos provisórios (Temp-Bond NETM, Fuji TEMP LTTM e Telio® Link) foram utilizados para cimentar coroas de polimetilmetacrilato a pilares de titânio e zircónia. Cada conjunto análogo-pilar-coroa foi sujeito a forças de tração para remoção da coroa do pilar. O momento de separação da coroa do pilar foi registado e comparado com as restantes amostras. Resultados: Os pilares de titânio obtiveram valor médio de capacidade de retenção mais elevada em comparação com os pilares de zircónia. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas na capacidade de retenção da marca Telio® Link e as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Não foram observadas diferenças entre as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Foram também identificados efeitos estatisticamente significativos de interação entre o pilar e a marca. Conclusão: O cimento resinoso testado apresenta uma capacidade de retenção superior, comparando com as restantes marcas, em ambos os pilares. Fica ao critério do clínico utilizar um determinado tipo de cimento, de acordo com a situação em questão.2022-03-08T14:22:26Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3897TID:202941108porSantos, Filipa Barros Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:05:57Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:12.175182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
title "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
spellingShingle "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
Santos, Filipa Barros Rodrigues dos
Cimentação
Retenção
Força de tração
Cimentos provisórios
Pilar de titânio
Pilar de zircónia
title_short "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
title_full "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
title_fullStr "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
title_full_unstemmed "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
title_sort "INFLUÊNCIA DO TIPO DE PILAR E DE CIMENTO PROVISÓRIO NA RETENÇÃO DE COROAS ACRÍLICAS - ESTUDO IN VITRO"
author Santos, Filipa Barros Rodrigues dos
author_facet Santos, Filipa Barros Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Barros Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cimentação
Retenção
Força de tração
Cimentos provisórios
Pilar de titânio
Pilar de zircónia
topic Cimentação
Retenção
Força de tração
Cimentos provisórios
Pilar de titânio
Pilar de zircónia
description Introdução: Os cimentos provisórios devem fornecer uma retenção adequada que permita manter a coroa durante a função, sendo a força retentiva dos cimentos um fator importante na retenção de uma restauração. O teste de tração é um dos testes mais utilizados para testar a retenção da coroa ao pilar por cimentos provisórios. Objetivos: O principal objetivo deste estudo é avaliar a força de retenção de coroas acrílicas, cimentadas a pilares de titânio e zircónia, com diferentes cimentos provisórios existentes no mercado, de acordo com grupo onde se inserem e comparar os resultados com outros estudos já realizados. Materiais e métodos: 3 cimentos provisórios (Temp-Bond NETM, Fuji TEMP LTTM e Telio® Link) foram utilizados para cimentar coroas de polimetilmetacrilato a pilares de titânio e zircónia. Cada conjunto análogo-pilar-coroa foi sujeito a forças de tração para remoção da coroa do pilar. O momento de separação da coroa do pilar foi registado e comparado com as restantes amostras. Resultados: Os pilares de titânio obtiveram valor médio de capacidade de retenção mais elevada em comparação com os pilares de zircónia. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas na capacidade de retenção da marca Telio® Link e as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Não foram observadas diferenças entre as marcas Temp-Bond NETM e Fuji TEMP LTTM. Foram também identificados efeitos estatisticamente significativos de interação entre o pilar e a marca. Conclusão: O cimento resinoso testado apresenta uma capacidade de retenção superior, comparando com as restantes marcas, em ambos os pilares. Fica ao critério do clínico utilizar um determinado tipo de cimento, de acordo com a situação em questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-03-08T14:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3897
TID:202941108
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3897
identifier_str_mv TID:202941108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131661385859072