Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18715 |
Resumo: | “Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação. |
id |
RCAP_487ee294e28823a9c219e889eb5e4953 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporâneaEnsinoArquitecturaUrbanismoFontainhasProjectoPorto“Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.Escola Artística de Soares dos ReisRepositório ComumFlores, JoaquimMarcolin, PaoloMilão, SusanaFernandes, Fátima2017-08-02T11:32:12Z2015-012017-07-27T14:59:11Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18715porFlores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima. Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea, Dinâmicas: Magazine de Design de Produto , 3, 46-53, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:46:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:34:03.170587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
title |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
spellingShingle |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea Flores, Joaquim Ensino Arquitectura Urbanismo Fontainhas Projecto Porto |
title_short |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
title_full |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
title_fullStr |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
title_full_unstemmed |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
title_sort |
Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea |
author |
Flores, Joaquim |
author_facet |
Flores, Joaquim Marcolin, Paolo Milão, Susana Fernandes, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Marcolin, Paolo Milão, Susana Fernandes, Fátima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Joaquim Marcolin, Paolo Milão, Susana Fernandes, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Arquitectura Urbanismo Fontainhas Projecto Porto |
topic |
Ensino Arquitectura Urbanismo Fontainhas Projecto Porto |
description |
“Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01 2015-01-01T00:00:00Z 2017-08-02T11:32:12Z 2017-07-27T14:59:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18715 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Flores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima. Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea, Dinâmicas: Magazine de Design de Produto , 3, 46-53, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Artística de Soares dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Artística de Soares dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134902764961792 |