Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Joaquim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marcolin, Paolo, Milão, Susana, Fernandes, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18715
Resumo: “Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.
id RCAP_487ee294e28823a9c219e889eb5e4953
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporâneaEnsinoArquitecturaUrbanismoFontainhasProjectoPorto“Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.Escola Artística de Soares dos ReisRepositório ComumFlores, JoaquimMarcolin, PaoloMilão, SusanaFernandes, Fátima2017-08-02T11:32:12Z2015-012017-07-27T14:59:11Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18715porFlores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima. Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea, Dinâmicas: Magazine de Design de Produto , 3, 46-53, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T01:46:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:34:03.170587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
title Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
spellingShingle Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
Flores, Joaquim
Ensino
Arquitectura
Urbanismo
Fontainhas
Projecto
Porto
title_short Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
title_full Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
title_fullStr Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
title_full_unstemmed Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
title_sort Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea
author Flores, Joaquim
author_facet Flores, Joaquim
Marcolin, Paolo
Milão, Susana
Fernandes, Fátima
author_role author
author2 Marcolin, Paolo
Milão, Susana
Fernandes, Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Joaquim
Marcolin, Paolo
Milão, Susana
Fernandes, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Arquitectura
Urbanismo
Fontainhas
Projecto
Porto
topic Ensino
Arquitectura
Urbanismo
Fontainhas
Projecto
Porto
description “Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2015-01-01T00:00:00Z
2017-08-02T11:32:12Z
2017-07-27T14:59:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18715
url http://hdl.handle.net/10400.26/18715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Flores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima. Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporânea, Dinâmicas: Magazine de Design de Produto , 3, 46-53, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Artística de Soares dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Escola Artística de Soares dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134902764961792