Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15998 |
Resumo: | O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation. |
id |
RCAP_48ccdd2795809832e4d3fa92dc225931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagensValorização da diferençaEstratégias de diferenciaçãoAprendizagens e ação educativaValuing the differencesDifferentiation strategiesLearning and educational activitiesO seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation.Universidade de Évora2015-10-13T15:15:00Z2015-10-132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15998http://hdl.handle.net/10174/15998porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Rodrigues, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:28.584871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens Rodrigues, Sara Valorização da diferença Estratégias de diferenciação Aprendizagens e ação educativa Valuing the differences Differentiation strategies Learning and educational activities |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens |
author |
Rodrigues, Sara |
author_facet |
Rodrigues, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valorização da diferença Estratégias de diferenciação Aprendizagens e ação educativa Valuing the differences Differentiation strategies Learning and educational activities |
topic |
Valorização da diferença Estratégias de diferenciação Aprendizagens e ação educativa Valuing the differences Differentiation strategies Learning and educational activities |
description |
O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-13T15:15:00Z 2015-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15998 http://hdl.handle.net/10174/15998 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567896309760 |