Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15998
Resumo: O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation.
id RCAP_48ccdd2795809832e4d3fa92dc225931
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagensValorização da diferençaEstratégias de diferenciaçãoAprendizagens e ação educativaValuing the differencesDifferentiation strategiesLearning and educational activitiesO seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation.Universidade de Évora2015-10-13T15:15:00Z2015-10-132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15998http://hdl.handle.net/10174/15998porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Rodrigues, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:28.584871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
Rodrigues, Sara
Valorização da diferença
Estratégias de diferenciação
Aprendizagens e ação educativa
Valuing the differences
Differentiation strategies
Learning and educational activities
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: valorizar a diferença para enriquecer as aprendizagens
author Rodrigues, Sara
author_facet Rodrigues, Sara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização da diferença
Estratégias de diferenciação
Aprendizagens e ação educativa
Valuing the differences
Differentiation strategies
Learning and educational activities
topic Valorização da diferença
Estratégias de diferenciação
Aprendizagens e ação educativa
Valuing the differences
Differentiation strategies
Learning and educational activities
description O seguinte relatório de estágio retrata e analisa de forma crítica o processo de aprendizagem realizado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório foram integradas as dimensões contempladas na Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e no Perfil Profissional de Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo. O relatório tem como temática transversal a valorização da diferença para enriquecer as aprendizagens. Pretendo com este relatório aprofundar a reflexão demonstrando que através da minha intervenção e observação, as estratégias de diferenciação do trabalho pedagógico acompanharam a Pratica de Ensino Supervisionada que realizei em ambos os contextos escolares. É fulcral utilizar estratégias de diferenciação do trabalho de ensino e de aprendizagem, para valorizar e dar resposta à diversidade e a cada criança. Em todos os aspetos debatidos será enfatizada a importância de uma ação educativa baseada na valorização da diferenciação pedagógica; ABSTRACT: This training report describes and critically analyses the learning process performed during the Supervised Teaching Practice in kindergarten/pre-school and primary education. The report was based on the ethics dimensions considered by the Association of the Early Years Professionals (APEI) and on the Professional performance Profile of the Pre-school and Primary Teacher. The report has as a transversal theme the importance of valuing difference to enrich the learning process. With this report I intend to expand and to demonstrate through my intervention and observation, differentiation strategies of the pedagogical work that I developed in both school contexts. It is essential to apply differentiation strategies of the teaching and learning work processes, to value and to give the suitable answer to the diversity of each child. In every debated aspects will be emphasized the importance of an educational action based on the valorization of the pedagogical differentiation.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-13T15:15:00Z
2015-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15998
http://hdl.handle.net/10174/15998
url http://hdl.handle.net/10174/15998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567896309760