A utilização do computador Magalhães na transformação das práticas educativas: projeto desenvolvido no agrupamento de escolas de Miranda do Douro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Bruno Alexandre Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7627
Resumo: O presente projeto visou, através da utilização do computador Magalhães, inovar nas práticas educativas integrando recursos digitais (atividades multimédia) desenvolvidas pelos próprios professores. O projeto foi implementado nas Escolas de 1.º Ciclo de Sendim e Palaçoulo, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, do distrito de Bragança. Teve como principais objetivos: analisar a utilização das TIC nas escolas onde o projeto foi implementado, capacitar os professores para a utilização do programa Edilim, e, por fim, mudar práticas educativas com recurso às novas tecnologias. O Projeto desenvolveu-se em três fases distintas: uma primeira em que foi feita a análise do contexto atual acerca da utilização das TIC nas Escolas, através de questionários realizados a professores e alunos. Após este estudo diagnóstico das lacunas e necessidades, a segunda fase pretendeu capacitar os professores para a criação de cursos próprios utilizando o software Edilim. Consistiu também, na elaboração dos recursos pelos professores, para mais tarde utilizar em sala de aula. Participaram nesta fase seis professores das referidas escolas. Por fim, foi realizada uma terceira fase, integrando as atividades desenvolvidas, em sala de aula, e posteriormente partilhando-as com os pares através da plataforma Moodle do Agrupamento. A avaliação do projeto foi sendo feita ao longo das fases, através da observação direta nas sessões de formação e do desenvolvimento de atividades, entrevistas aos professores, observação direta e gravada das aulas onde foram exploradas as atividades multimédia e questionários aos alunos, procurando perceber o impacto da implementação deste Projeto, bem como registar mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem. Como conclusão deste Projeto, podemos inferir que as novas tecnologias eram raramente utilizadas em contexto de sala de aula devido, sobretudo, às sentidas lacunas dos docentes ao nível das TIC pois, pese embora o desejo manifestado pelos alunos na utilização das TIC, a formação dos professores ao nível do conhecimento e manejo destas era insuficiente. Assim, e após o processo formativo junto dos professores, na qual se introduziu a versatilidade do Computador Magalhães na sala de aula, o nível do interesse, motivação, participação mas, principalmente, na aprendizagem de conteúdos foi reconhecida por parte dos intervenientes. O projeto permitiu também, abrir horizontes quanto às potencialidades das novas tecnologias na aprendizagem. This project was thought, through the use of Magalhães Computer, to innovate the educational procedures by integrating digital resources (multimedia activities) developed by the teachers themselves. This project was applied in Sendim and Palaçoulo primary schools, from Agrupamento de Escolas de Miranda, in Bragança district. Its main purposes were to analyze the use of new technologies (ITC - information and communication technologies) in schools where the project was implemented, to allow teachers to be able to work with the Edilim program, and, at last, to change educational practices by using new technologies. The project was carried on in three different stages: the first one, in which the analysis of the current context in what concerns the use of ITC in schools was done, through inquiries applied to teachers and students. After this diagnosis of gaps and necessities, the purpose of the second stage was to empower teachers with the possibility of creating their own instruments by using Edilim software. It also consisted on the creation of teachers’ own materials, to be used later on in the classroom. Six teachers from the mentioned schools have participated in this stage. Finally, a third stage occurred, incorporating the activities done in the classroom. The evaluation of this project has been done gradually from the first up to the third stage through direct observation during the training sessions and the development of the activities, interviews done to teachers, direct observation and class recording where multimedia activities were explored and students answered to questionnaires, trying to understand the impact of this project’s implementation as well as recording the changes that occurred in this educational learning process. As a conclusion of this Project, we can infer that the new technologies were rarely used in the classroom due to, specifically, the teachers’ gaps in what concerns information communication technologies and despite the students’ wish to use them the teachers weren’t really prepared to deal with and use the referred technologies. Thus, and after the teachers’ proper training in which Magalhães computer versatility was introduced in the classroom, the interest, motivation participation levels, specially, in the contents learning was acknowledged by all the participants. This project also allowed the opening of new horizons to the teachers in what concerns new technologies’ potentialities in the learning process.
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O Projeto desenvolveu-se em três fases distintas: uma primeira em que foi feita a análise do contexto atual acerca da utilização das TIC nas Escolas, através de questionários realizados a professores e alunos. Após este estudo diagnóstico das lacunas e necessidades, a segunda fase pretendeu capacitar os professores para a criação de cursos próprios utilizando o software Edilim. Consistiu também, na elaboração dos recursos pelos professores, para mais tarde utilizar em sala de aula. Participaram nesta fase seis professores das referidas escolas. Por fim, foi realizada uma terceira fase, integrando as atividades desenvolvidas, em sala de aula, e posteriormente partilhando-as com os pares através da plataforma Moodle do Agrupamento. A avaliação do projeto foi sendo feita ao longo das fases, através da observação direta nas sessões de formação e do desenvolvimento de atividades, entrevistas aos professores, observação direta e gravada das aulas onde foram exploradas as atividades multimédia e questionários aos alunos, procurando perceber o impacto da implementação deste Projeto, bem como registar mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem. Como conclusão deste Projeto, podemos inferir que as novas tecnologias eram raramente utilizadas em contexto de sala de aula devido, sobretudo, às sentidas lacunas dos docentes ao nível das TIC pois, pese embora o desejo manifestado pelos alunos na utilização das TIC, a formação dos professores ao nível do conhecimento e manejo destas era insuficiente. Assim, e após o processo formativo junto dos professores, na qual se introduziu a versatilidade do Computador Magalhães na sala de aula, o nível do interesse, motivação, participação mas, principalmente, na aprendizagem de conteúdos foi reconhecida por parte dos intervenientes. O projeto permitiu também, abrir horizontes quanto às potencialidades das novas tecnologias na aprendizagem. This project was thought, through the use of Magalhães Computer, to innovate the educational procedures by integrating digital resources (multimedia activities) developed by the teachers themselves. This project was applied in Sendim and Palaçoulo primary schools, from Agrupamento de Escolas de Miranda, in Bragança district. Its main purposes were to analyze the use of new technologies (ITC - information and communication technologies) in schools where the project was implemented, to allow teachers to be able to work with the Edilim program, and, at last, to change educational practices by using new technologies. The project was carried on in three different stages: the first one, in which the analysis of the current context in what concerns the use of ITC in schools was done, through inquiries applied to teachers and students. After this diagnosis of gaps and necessities, the purpose of the second stage was to empower teachers with the possibility of creating their own instruments by using Edilim software. It also consisted on the creation of teachers’ own materials, to be used later on in the classroom. Six teachers from the mentioned schools have participated in this stage. Finally, a third stage occurred, incorporating the activities done in the classroom. The evaluation of this project has been done gradually from the first up to the third stage through direct observation during the training sessions and the development of the activities, interviews done to teachers, direct observation and class recording where multimedia activities were explored and students answered to questionnaires, trying to understand the impact of this project’s implementation as well as recording the changes that occurred in this educational learning process. As a conclusion of this Project, we can infer that the new technologies were rarely used in the classroom due to, specifically, the teachers’ gaps in what concerns information communication technologies and despite the students’ wish to use them the teachers weren’t really prepared to deal with and use the referred technologies. Thus, and after the teachers’ proper training in which Magalhães computer versatility was introduced in the classroom, the interest, motivation participation levels, specially, in the contents learning was acknowledged by all the participants. This project also allowed the opening of new horizons to the teachers in what concerns new technologies’ potentialities in the learning process.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMeirinhos, ManuelOsório, AntónioBiblioteca Digital do IPBEsteves, Bruno Alexandre Azevedo2012-10-10T15:49:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7627porEsteves, Bruno Alexandre Azevedo (2012). A utilização do computador Magalhães na transformação das práticas educativas: projeto desenvolvido no agrupamento de escolas de Miranda do Douro. Bragança: Escola Superior de Educação. 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