Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Olga Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3877
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_4950f9cb9fcba6c1bb9eacd09909467c
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexiaDislexiaPerceção dos professoresLeituraResposta educativaDyslexiaTeachers’ perceptionReadingEducational supportDissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem específicas com mais expressão nas nossas escolas. Neste sentido, dadas as implicações que as dificuldades advindas desta problemática têm no desenvolvimento e aprendizagem da criança, considerou-se pertinente centrar a presente investigação nesta temática. Para tal averiguou-se a perceção dos professores de Educação Especial, do distrito de Leiria, abrangidos pela Direção Regional de Educação do Centro, relativamente à eficácia dos apoios educativos prestados no âmbito da Educação Especial a alunos sinalizados com dislexia. A delimitação do estudo prendeu-se com a importância que uma intervenção eficaz assume para a melhoria das competências leitoras das crianças com dislexia. Procurou ainda contrastar as conceções dos docentes com o que a literatura tem evidenciado ser fundamental para uma adequada resposta educativa às crianças sinalizadas por dislexia. Os resultados encontrados permitem concluir que as perceções dos docentes apresentam incongruências face ao que os estudos postulam como premissas para que os apoios educativos a estes alunos sejam eficazes.Dyslexia is one of the specific learning disabilities with more expression in our schools. In this sense, aware of the implications that the difficulties arising from this issue have on the child development and learning, we considered relevant to focus our research on this topic. Therefore we investigated the perceptions of Special Education teachers, in the district of Leiria, covered by the Regional Education Center, concerning the efficacy of the educational supports provided by the Special Education for pupils referred by dyslexia. Our study aims at highlight the importance of an effective intervention for enhancing the reading skills of the dyslexic children. The contrast of teachers’ conceptions with literature review became essential for an appropriated educational response to children identified with dyslexia. Results allow us to conclude that teachers’ perceptions show several incongruence facing what the studies postulate as premises to an effective educational support for these pupils.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVicente, Olga Pereira2013-07-12T07:31:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:45.597702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
title Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
spellingShingle Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
Vicente, Olga Pereira
Dislexia
Perceção dos professores
Leitura
Resposta educativa
Dyslexia
Teachers’ perception
Reading
Educational support
title_short Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
title_full Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
title_fullStr Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
title_full_unstemmed Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
title_sort Perceções dos professores de educação especial em relação às respostas educativas a alunos com dislexia
author Vicente, Olga Pereira
author_facet Vicente, Olga Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Olga Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Perceção dos professores
Leitura
Resposta educativa
Dyslexia
Teachers’ perception
Reading
Educational support
topic Dislexia
Perceção dos professores
Leitura
Resposta educativa
Dyslexia
Teachers’ perception
Reading
Educational support
description Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-12T07:31:29Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3877
url http://hdl.handle.net/10284/3877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130273225375744