Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16907 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_49b41ddb9df4e24f890679d436667838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16907 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridadeDidática do Português1.º ciclo do ensino básicoInfográficosCompreensão da leituraDidactics of portuguese1st cycle of basic educationInfographicsReading comprehensionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final decorre no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nos estudos que incidem sobre a temática, tem-se registado a tentativa de compreender a relação entre infográficos e a aprendizagem, demonstrando resultados favoráveis acerca da utilização de infográficos em contexto educativo. Neste relatório é apresentado o estudo empírico, intitulado Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade. Para a realização do presente estudo definiram-se os seguintes objetivos: (i) Aprofundar o conhecimento dos alunos acerca do género infográfico; (ii) Desenvolver competências de compreensão de infográficos; (iii) Desenvolver competências de produção de infográficos. De modo a desenvolver o estudo foi realizada uma investigação de base qualitativa com recurso a dados quantitativos, também desenvolvido partindo de uma lógica de investigação-ação. Os dados foram recolhidos, no decorrer do programa de intervenção, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, pré-teste, produção de um infográfico e pós-teste. Os dados recolhidos e analisados revelam uma melhoria dos níveis de compreensão, quando comparados os resultados do pré-teste e pós-teste, conseguindo alcançar os objetivos definidos no estudo. No decorrer do programa de intervenção, se verificou a aquisição contínua de conteúdos relacionados com o género infográfico, como também de conteúdos curriculares. Referente às perceções dos alunos em relação à utilização, compreensão e produção de infográficos, na sala de aula, estas foram positivas na medida em que os alunos partilharam as suas opiniões e experiências relativamente ao trabalho realizado. Desta forma, este estudo demonstra que existe uma relação positiva entre a utilização dos infográficos e a aprendizagem dos alunos, em contexto educativo, como também promove o desenvolvimento de competências nos discentes.This final report is part of the Supervised Teaching Practice II course of the Master's Degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. In studies focusing on the topic, there has been an attempt to understand the relationship between infographics and learning, showing favorable results about the use of infographics in educational settings. In this report, the empirical study entitled Infographics and learning: intervention in a 3rd grade class is presented. The following objectives were set for this study: (i) To deepen students' knowledge about the infographic genre; (ii) To develop infographic comprehension skills; (iii) To develop infographic production skills. In order to develop the study, a qualitative research was conducted with quantitative data, also based on an action-research logic. Data were collected during the intervention program through semi-structured interviews, pre-test, production of an infographic, and post-test. The data collected and analyzed reveal an improvement in comprehension levels when comparing the results of the pre-test and post-test, achieving the objectives defined in the study. During the intervention program, there was a continuous acquisition of contents related to the infographic genre, as well as curricular contents. The students' perceptions regarding the use, understanding, and production of infographics in the classroom were positive as they shared their opinions and experiences regarding the work done. Thus, this study demonstrates that there is a positive relationship between the use of infographics and student learning in an educational context, as well as promoting the development of skills in students.Cardoso, AdrianaRCIPLMouta, Inês Carrilho Lopes Pereira2024-01-18T15:35:45Z2023-07-132023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16907TID:203374746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:16:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:50.332108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade Mouta, Inês Carrilho Lopes Pereira Didática do Português 1.º ciclo do ensino básico Infográficos Compreensão da leitura Didactics of portuguese 1st cycle of basic education Infographics Reading comprehension |
title_short |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_full |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
title_sort |
Os infográficos e a aprendizagem: intervenção numa turma de 3.º ano de escolaridade |
author |
Mouta, Inês Carrilho Lopes Pereira |
author_facet |
Mouta, Inês Carrilho Lopes Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Adriana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouta, Inês Carrilho Lopes Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática do Português 1.º ciclo do ensino básico Infográficos Compreensão da leitura Didactics of portuguese 1st cycle of basic education Infographics Reading comprehension |
topic |
Didática do Português 1.º ciclo do ensino básico Infográficos Compreensão da leitura Didactics of portuguese 1st cycle of basic education Infographics Reading comprehension |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-13 2023-07-13T00:00:00Z 2024-01-18T15:35:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16907 TID:203374746 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16907 |
identifier_str_mv |
TID:203374746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137056189841408 |