Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7398 |
Resumo: | O relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos. |
id |
RCAP_49b7fc8815df20ee5d04bf2fbabe6a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-LesteEducação de adultosTimor-LesteFormaçãoAprendizagemExperiência profissionalProfessoresFormação contínuaO relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos.The presented report is the result of a reflection on Education for Adults, sustained by the professional experience developed during the last five years within the teaching career. Grounded on the scientific construction campus and executed through an interpretative speech of the experiences, making it the story of the professional life, on the context of the actions executed during Adult Teaching. Based on the Developing of Adults in East-Timor, the goal of this report is to display the general layout of the Portuguese Language and its teaching in East-Timor, to expose the background of the professional path taken and to reflect on the specificities of the knowledge acquired. A sustained set of theoretical references was organized, bracing fundamental subjects reflected on a theoretical background, clarifying some essential notions, concepts and principles of Education for Adults. A reflection on each of them was executed to establish the impact on the expected professional development, through the processional path. The current work also sets as an objective the reflection on the training of the teachers, especially regarding the continuous training and its specific pedagogical practices related with the complexity adjacent to the process of teaching an idiom to adults. To achieve this goal, the background of the Portuguese Language in East-Timor was presented through historic data, by analyzing the role of the idiom in the development of the cultural identity and by displaying, briefly, the current linguistic scenario where the Portuguese idiom is included. Finally, a review of the professional experience acquired during the execution of the Education for Adults is presented.2017-03-06T13:27:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7398TID:201979004pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Cíntia Machadoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.876856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
title |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
spellingShingle |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste Esteves, Cíntia Machado Educação de adultos Timor-Leste Formação Aprendizagem Experiência profissional Professores Formação contínua |
title_short |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
title_full |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
title_fullStr |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
title_sort |
Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste |
author |
Esteves, Cíntia Machado |
author_facet |
Esteves, Cíntia Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Cíntia Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Timor-Leste Formação Aprendizagem Experiência profissional Professores Formação contínua |
topic |
Educação de adultos Timor-Leste Formação Aprendizagem Experiência profissional Professores Formação contínua |
description |
O relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-03-06T13:27:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7398 TID:201979004 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7398 |
identifier_str_mv |
TID:201979004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154795831296 |