Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Cíntia Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7398
Resumo: O relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos.
id RCAP_49b7fc8815df20ee5d04bf2fbabe6a46
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-LesteEducação de adultosTimor-LesteFormaçãoAprendizagemExperiência profissionalProfessoresFormação contínuaO relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos.The presented report is the result of a reflection on Education for Adults, sustained by the professional experience developed during the last five years within the teaching career. Grounded on the scientific construction campus and executed through an interpretative speech of the experiences, making it the story of the professional life, on the context of the actions executed during Adult Teaching. Based on the Developing of Adults in East-Timor, the goal of this report is to display the general layout of the Portuguese Language and its teaching in East-Timor, to expose the background of the professional path taken and to reflect on the specificities of the knowledge acquired. A sustained set of theoretical references was organized, bracing fundamental subjects reflected on a theoretical background, clarifying some essential notions, concepts and principles of Education for Adults. A reflection on each of them was executed to establish the impact on the expected professional development, through the processional path. The current work also sets as an objective the reflection on the training of the teachers, especially regarding the continuous training and its specific pedagogical practices related with the complexity adjacent to the process of teaching an idiom to adults. To achieve this goal, the background of the Portuguese Language in East-Timor was presented through historic data, by analyzing the role of the idiom in the development of the cultural identity and by displaying, briefly, the current linguistic scenario where the Portuguese idiom is included. Finally, a review of the professional experience acquired during the execution of the Education for Adults is presented.2017-03-06T13:27:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7398TID:201979004pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Cíntia Machadoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.876856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
title Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
spellingShingle Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
Esteves, Cíntia Machado
Educação de adultos
Timor-Leste
Formação
Aprendizagem
Experiência profissional
Professores
Formação contínua
title_short Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
title_full Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
title_fullStr Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
title_full_unstemmed Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
title_sort Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste
author Esteves, Cíntia Machado
author_facet Esteves, Cíntia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Cíntia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Timor-Leste
Formação
Aprendizagem
Experiência profissional
Professores
Formação contínua
topic Educação de adultos
Timor-Leste
Formação
Aprendizagem
Experiência profissional
Professores
Formação contínua
description O relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-03-06T13:27:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7398
TID:201979004
url http://hdl.handle.net/10348/7398
identifier_str_mv TID:201979004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154795831296