Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77 |
Resumo: | A investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação. |
id |
RCAP_49f28d79340ba95a22cd2d4cfc25bb6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/77 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e ComunicaçãoA investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação.Instituto Politécnico de Bragança2017-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77/77Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, VanêssaOsório, António2023-02-18T06:01:32Zoai:eduser.ipb.pt:article/77Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.775284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
title |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação Mendes, Vanêssa |
title_short |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_fullStr |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_full_unstemmed |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
title_sort |
Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação |
author |
Mendes, Vanêssa |
author_facet |
Mendes, Vanêssa Osório, António |
author_role |
author |
author2 |
Osório, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Vanêssa Osório, António |
description |
A investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77 https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77/77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939944599552 |