Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vanêssa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Osório, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77
Resumo: A investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação.
id RCAP_49f28d79340ba95a22cd2d4cfc25bb6a
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/77
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e ComunicaçãoA investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação.Instituto Politécnico de Bragança2017-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77/77Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, VanêssaOsório, António2023-02-18T06:01:32Zoai:eduser.ipb.pt:article/77Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.775284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
title Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
spellingShingle Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
Mendes, Vanêssa
title_short Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
title_fullStr Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
title_full_unstemmed Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
title_sort Comunicação na escola com as Tecnologias de Informação e Comunicação
author Mendes, Vanêssa
author_facet Mendes, Vanêssa
Osório, António
author_role author
author2 Osório, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vanêssa
Osório, António
description A investigação visou essencialmente estudar com detalhe como se desenvolve a comunicação educacional num agrupamento de escolas, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretendeu-se caracterizar esse sistema, com recurso às TIC, identificando-se os elementos, os fluxos e os recursos utilizados. Neste estudo, procedeu-se não só à identificação de possíveis obstáculos que ocorrem no desenvolvimento da comunicação educacional, com recurso às tecnologias, com a indicação de possíveis melhorias, como se propõem formas que podem facilitar o processo de comunicação entre os elementos que constituem a comunidade escolar. Destacam-se neste artigo, uma das vertentes do estudo: a identificação das ocorrências de comunicação já existentes no agrupamento, como a comunicação com o correio eletrónico, comunicação com a plataforma Moodle e comunicação com as redes sociais (Facebook). Palavras-chave: Comunicação educacional; Tecnologias de Informação e Comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77
https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77
url https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/77/77
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 8 No. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 8 n. 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 8 N.º 1 (2016): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939944599552