Indicadores Prévios de Sucesso Académico em Unidades Curriculares de Introdução à Programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Telmo Jorge Vilgoen de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17034
Resumo: É uma prática muito antiga prever o sucesso na educação (Mazlack, 1980). Relativamente às unidades curriculares de Licenciatura onde se faz uma primeira introdução à programação, desde os anos 80 que se debate qual o melhor método para prever o sucesso dos estudantes nestas unidades curriculares. A aprendizagem de programação é um processo difícil e exigente, e atualmente a taxa de reprovação nas unidades curriculares de introdução à programação é elevada. Neste trabalho, verificamos se o teste de aptidão de Dehnadi produz resultados que se correlacionam com o sucesso académico dos estudantes, neste caso, os que estão inscritos na unidade curricular de introdução à programação da Licenciatura em Design do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U). O teste de Dehnadi foi aplicado aos estudantes no início do 2.º semestre do ano letivo 2015/2016 a fim de tentar perceber se esta ferramenta pode ser utilizada no futuro, para identificar aqueles que estão em risco e se possível desenvolver estratégias de ensino de modo a aumentar as competências dos mesmos, aumentando a taxa de sucesso na unidade curricular de introdução à programação. Até ao momento os resultados do teste não tiveram qualquer influência no tratamento dado aos estudantes. Pretende-se também saber se este teste quando aplicado a estudantes sem conhecimento de programação, pode ser utilizado para aferir o seu raciocínio algorítmico e dessa forma prever o sucesso académico dos mesmos. O teste utiliza uma linguagem de programação semelhante ao Java, C e C++, o objetivo é tentar perceber se os estudantes sem conhecimentos prévios sobre estas linguagens, conseguem interpretar pequenos troços de programa de forma coerente. Foram utilizados os resultados das classificações intermédias e da classificação final na unidade curricular de introdução à programação. Apresentamos a correlação destes resultados com os resultados do teste de Dehnadi.
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