Indicadores Prévios de Sucesso Académico em Unidades Curriculares de Introdução à Programação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17034 |
Resumo: | É uma prática muito antiga prever o sucesso na educação (Mazlack, 1980). Relativamente às unidades curriculares de Licenciatura onde se faz uma primeira introdução à programação, desde os anos 80 que se debate qual o melhor método para prever o sucesso dos estudantes nestas unidades curriculares. A aprendizagem de programação é um processo difícil e exigente, e atualmente a taxa de reprovação nas unidades curriculares de introdução à programação é elevada. Neste trabalho, verificamos se o teste de aptidão de Dehnadi produz resultados que se correlacionam com o sucesso académico dos estudantes, neste caso, os que estão inscritos na unidade curricular de introdução à programação da Licenciatura em Design do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U). O teste de Dehnadi foi aplicado aos estudantes no início do 2.º semestre do ano letivo 2015/2016 a fim de tentar perceber se esta ferramenta pode ser utilizada no futuro, para identificar aqueles que estão em risco e se possível desenvolver estratégias de ensino de modo a aumentar as competências dos mesmos, aumentando a taxa de sucesso na unidade curricular de introdução à programação. Até ao momento os resultados do teste não tiveram qualquer influência no tratamento dado aos estudantes. Pretende-se também saber se este teste quando aplicado a estudantes sem conhecimento de programação, pode ser utilizado para aferir o seu raciocínio algorítmico e dessa forma prever o sucesso académico dos mesmos. O teste utiliza uma linguagem de programação semelhante ao Java, C e C++, o objetivo é tentar perceber se os estudantes sem conhecimentos prévios sobre estas linguagens, conseguem interpretar pequenos troços de programa de forma coerente. Foram utilizados os resultados das classificações intermédias e da classificação final na unidade curricular de introdução à programação. Apresentamos a correlação destes resultados com os resultados do teste de Dehnadi. |
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Indicadores Prévios de Sucesso Académico em Unidades Curriculares de Introdução à ProgramaçãoAptidão para programaçãoEducaçãoAprendizagem em programaçãoIntrodução à programaçãoTestes de aptidãoSucesso programaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoÉ uma prática muito antiga prever o sucesso na educação (Mazlack, 1980). Relativamente às unidades curriculares de Licenciatura onde se faz uma primeira introdução à programação, desde os anos 80 que se debate qual o melhor método para prever o sucesso dos estudantes nestas unidades curriculares. A aprendizagem de programação é um processo difícil e exigente, e atualmente a taxa de reprovação nas unidades curriculares de introdução à programação é elevada. Neste trabalho, verificamos se o teste de aptidão de Dehnadi produz resultados que se correlacionam com o sucesso académico dos estudantes, neste caso, os que estão inscritos na unidade curricular de introdução à programação da Licenciatura em Design do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U). O teste de Dehnadi foi aplicado aos estudantes no início do 2.º semestre do ano letivo 2015/2016 a fim de tentar perceber se esta ferramenta pode ser utilizada no futuro, para identificar aqueles que estão em risco e se possível desenvolver estratégias de ensino de modo a aumentar as competências dos mesmos, aumentando a taxa de sucesso na unidade curricular de introdução à programação. Até ao momento os resultados do teste não tiveram qualquer influência no tratamento dado aos estudantes. Pretende-se também saber se este teste quando aplicado a estudantes sem conhecimento de programação, pode ser utilizado para aferir o seu raciocínio algorítmico e dessa forma prever o sucesso académico dos mesmos. O teste utiliza uma linguagem de programação semelhante ao Java, C e C++, o objetivo é tentar perceber se os estudantes sem conhecimentos prévios sobre estas linguagens, conseguem interpretar pequenos troços de programa de forma coerente. Foram utilizados os resultados das classificações intermédias e da classificação final na unidade curricular de introdução à programação. Apresentamos a correlação destes resultados com os resultados do teste de Dehnadi.Trying to predict success in education is a very ancient practice (Mazlack , 1980). Since the 80s that which debate the best method to predict the success of students in CS1 courses. Learning programming is a difficult and demanding process , and currently the failure rate in CS1 courses is high. In this work , we correlated the results of students in Dehnadi aptitude test with their academic success, in this case , those who are enrolled in the CS1 course of the Degree in Design at the Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário ( IADE -U ) . The Dehnadi test was administered to students at the beginning of the 2nd semester of the school year 2015/2016 in order to try to understand whether this tool can be used in the future to identify those who are at risk and if possible develop teaching strategies to increase the powers of the same, increasing the success rate in the CS1 course. So far the test results had no impact on the treatment of students. It is also intended whether this test when applied to students with no programming knowledge may be used to assess their algorithmic reasoning and thus provide academic success thereof. The test uses a programming language similar to Java, C and C ++, the goal is to try to understand if students without previous knowledge of these languages, can interpret consistently small program blocks. The results of the intermediate marks and the final grade in the course of introduction to programming were used. We present the correlation of these results with the results of the test Dehnadi.Sequeira, ManuelRepositório ComumAraújo, Telmo Jorge Vilgoen de2016-12-22T11:38:04Z2016-12-062016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17034TID:201466260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:03.137748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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É uma prática muito antiga prever o sucesso na educação (Mazlack, 1980). Relativamente às unidades curriculares de Licenciatura onde se faz uma primeira introdução à programação, desde os anos 80 que se debate qual o melhor método para prever o sucesso dos estudantes nestas unidades curriculares. A aprendizagem de programação é um processo difícil e exigente, e atualmente a taxa de reprovação nas unidades curriculares de introdução à programação é elevada. Neste trabalho, verificamos se o teste de aptidão de Dehnadi produz resultados que se correlacionam com o sucesso académico dos estudantes, neste caso, os que estão inscritos na unidade curricular de introdução à programação da Licenciatura em Design do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U). O teste de Dehnadi foi aplicado aos estudantes no início do 2.º semestre do ano letivo 2015/2016 a fim de tentar perceber se esta ferramenta pode ser utilizada no futuro, para identificar aqueles que estão em risco e se possível desenvolver estratégias de ensino de modo a aumentar as competências dos mesmos, aumentando a taxa de sucesso na unidade curricular de introdução à programação. Até ao momento os resultados do teste não tiveram qualquer influência no tratamento dado aos estudantes. Pretende-se também saber se este teste quando aplicado a estudantes sem conhecimento de programação, pode ser utilizado para aferir o seu raciocínio algorítmico e dessa forma prever o sucesso académico dos mesmos. O teste utiliza uma linguagem de programação semelhante ao Java, C e C++, o objetivo é tentar perceber se os estudantes sem conhecimentos prévios sobre estas linguagens, conseguem interpretar pequenos troços de programa de forma coerente. Foram utilizados os resultados das classificações intermédias e da classificação final na unidade curricular de introdução à programação. Apresentamos a correlação destes resultados com os resultados do teste de Dehnadi. |
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