Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Romeu Fabião da Silva dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10396
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
id RCAP_4a974849b8f2be7da7b68dd280366348
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumentoDiferenciaçãoPedagogiaEnsino de músicaAlunosEstratégias de ensinoDifferentiationPedagogyMusic teachingStudentsTeaching strategiesRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Resumo I – Prática Pedagógica - Na primeira secção do presente Relatório de Estágio descreve-se a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2018/2019, com três alunos em diferentes graus de ensino, nomeadamente 7º, 10º e 12º anos da Escola Profissional Metropolitana. Para todos eles foram definidos objetivos de trabalho, estratégias e métodos de ensino adaptados às suas características para assim potenciar a aprendizagem de cada um. Para tal, foram elaborados 30 planos de aulas lecionadas a cada aluno, num total de 90 aulas. Por forma a contextualizar esta prática pedagógica caracterizo a Escola Profissional Metropolitana, instituição em que leciono a disciplina de Contrabaixo desde 2009 e onde procuro melhorar a prática pedagógica, explorando diversas estratégias com o objetivo de ajudar a formar indivíduos motivados, autónomos e responsáveis ao longo de toda a aprendizagem. Caracterizo ainda os alunos envolvidos no estágio e o seu contexto familiar e sociocultural por considerar que o meio em que o aluno está inserido afeta o seu desenvolvimento e aprendizagem. Descrevem-se as práticas educativas desenvolvidas nas aulas dando conta do material utilizado, das estratégias de ensino adotadas, seguindo-se uma breve reflexão sobre os resultados alcançados pelos alunos. Conclui-se a secção com uma breve reflexão crítica sobre a atividade docente, baseada na análise das estratégias implementadas face aos desafios que surgiram ao longo do ano letivo, apurando, desta forma, a responsabilidade do professor na condução do ensino a alunos que, independentemente da sua aptidão musical, têm direito a um professor reflexivo, criativo e com capacidade de autoavaliação.Resumo II – Investigação - O presente projeto de investigação aborda o tema Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento. A temática escolhida surge de uma preferência pessoal por explorar a importância da diferenciação no ensino da música. Através de uma revisão bibliográfica foram recolhidas noções e estratégias sobre diferenciação pedagógica. Para muitos a diferenciação pedagógica é um conceito novo, mas segundo Lyn Corno e Richard Snow, a ideia de adaptar o ensino com base nas características individuais do aluno para promover a aprendizagem surge pela primeira vez no século IV a.C., na China, no tratado de Xue Jie de Zheng. Para terminar a secção da investigação, procedeu-se à análise dos resultados, com o objetivo de confirmar a pertinência da investigação, articulando os resultados obtidos com a experiência adquirida através da atividade docente. Foi possível concluir, através da investigação efetuada e da experiência da atividade docente que não existe um consenso sobre a definição do termo “Diferenciação Pedagógica”, que pode ser entendido como um instrumento, uma atitude, uma filosofia, uma estratégia de adaptação do currículo ou um modelo de gestão de sala de aula. O objetivo é considerar a diversidade dos alunos e dar a todos eles a oportunidade de aprender.Abstract I – Teaching - The first section of this Internship Report describes the pedagogical practice developed during the academic year 2018/2019, with three students in different levels of education, namely 7th, 10th and 12th years. For all of them, work objectives, strategies and teaching methods adapted to their characteristics were defined to enhance their learning. 30 lesson plans were designed for each student, in a total of 90 classes. In order to contextualize this pedagogical practice, I characterize the Escola Profissional Metropolitana, an institution where I teach the discipline of Double Bass since 2009 and where I try to improve the pedagogical practice, exploring several strategies with the objective of helping to form motivated, autonomous and responsible individuals throughout learning. I still characterize the students involved in the internship their families and sociocultural context because it’s considered that the environment in which the student is inserted affects his development and learning. The educational practices developed in classes are described by giving an account of the material used, of the teaching strategies adopted, followed by a brief reflection on the results achieved by the students. The section concludes with a brief critical reflection on teaching activity, based on the analysis of the strategies implemented in the face of the challenges that emerged throughout the school year, thus clarifying the teacher's responsibility in conducting teaching to students who, independently their musical aptitude, they are entitled to a reflexive, creative and self-assessing teacher.Abstract II – Research - This research project addresses the subject Pedagogical Differentiation in individual instrument lessons. The chosen theme arises from a personal preference for exploring the importance of differentiation in the teaching of music. Through a literature review were collected notions and strategies on pedagogical differentiation. For many, pedagogical differentiation is a new concept, but according to Lyn Corno and Richard Snow, the idea of adapting teaching based on the individual characteristics of the student to promote learning arises the first time in the IV century BC in China, in the treaty of Xue Jie of Zheng. To finish the research section, the results were analyzed in order to confirm the pertinence of the research, articulating the results obtained with the experience acquired through the teaching activity. It was possible to conclude from the research carried out and the experience of the teaching activity that there is no consensus on the definition of the term "Pedagogic Differentiation", which can be understood as an instrument, an attitude, a philosophy, a curriculum adaptation strategy or a classroom management model. The goal is to consider the diversity of the students and give them all the opportunity to learn.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRêgo, Manuel LuísRCIPLSantos, Romeu Fabião da Silva dos2019-08-01T10:51:31Z2019-072019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10396TID:202269094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:49.696481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
title Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
spellingShingle Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
Santos, Romeu Fabião da Silva dos
Diferenciação
Pedagogia
Ensino de música
Alunos
Estratégias de ensino
Differentiation
Pedagogy
Music teaching
Students
Teaching strategies
title_short Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
title_full Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
title_fullStr Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
title_sort Diferenciação pedagógica nas aulas individuais de instrumento
author Santos, Romeu Fabião da Silva dos
author_facet Santos, Romeu Fabião da Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Manuel Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Romeu Fabião da Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação
Pedagogia
Ensino de música
Alunos
Estratégias de ensino
Differentiation
Pedagogy
Music teaching
Students
Teaching strategies
topic Diferenciação
Pedagogia
Ensino de música
Alunos
Estratégias de ensino
Differentiation
Pedagogy
Music teaching
Students
Teaching strategies
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-01T10:51:31Z
2019-07
2019-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10396
TID:202269094
url http://hdl.handle.net/10400.21/10396
identifier_str_mv TID:202269094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453269073920